TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidráulica e Hidrólogia Aplicada

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.858 Palavras (24 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INUDAÇÕES E ENCHENTES: ESTUDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DA REGIÃO DO KARTÓDROMO DE CAMPINAS

CAMPINAS

2015

MARJORY PASSOS EC4P12 RA A681BD-3

TAIRINE RIGAIL EC5P12 RA T41382-6

THIAGO BUENO EC4P12 RA B93664-9

CINTIA ROJAS EC5P12 RA T26709-9

MARCELA COUTINHO EC5Q12 RA B78317-6

JESSICA SOUZA EC6P12 RA B861DI0

INUDAÇÕES E ENCHENTES: ESTUDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DA REGIÃO DO KARTÓDROMO DE CAMPINAS

Trabalho de atividades práticas supervisionadas para obtenção de conhecimento e conclusão desse semestre apresentado à universidade Paulista-UNIP.

Orientadora: Prof. Dr.a Maria Alice Amado Gouveia Venturini

CAMPINAS

2015

RESUMO

Palavras-chave:.

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

Quando a chuva é intensa a quantidade que chega ao rio ao mesmo tempo é superior à sua capacidade de drenagem, resultando em inundações, diferente de enchente que é quando rio enche ultrapassado nível  normal (CANDIDO, 2007).

 Inundações são processos que ocorre em períodos de chuva, as condições hidrológicas que produzem a inundação podem ser naturais ou artificiais. As naturais são causadas pela própria bacia em seu estado normal, pois tem alguns tipos de condições como: tipo de precipitação, capacidade de drenagem, cobertura vegetal e relevo. As artificiais são produzidas pelo homem, como urbanização, desmatamento, construções hidráulicas, entre outras (TUCCI, 2014).

Quando esses rios estão rodeados por áreas urbanas, com solo quase sempre impermeável, têm-se então danos a população, levando em conta a quantidade de pessoas que moram nessas áreas e dependendo também da frequência que ocorre essas enchentes, os danos podem ser passageiros ou permanentes, (TUCCI, 2014).

A população antigamente usava o rio como meio de transporte então tudo era construído ao redor do rio, após algum tempo se identificou as enchentes, que traziam prejuízos à população, a partir dai as pessoas com maior poder aquisitivo escolhiam morar em locais altos, e a população mais pobre se aglomerou em locais de alto risco para inundações (TUCCI, 2014).

Hoje as ocupações das várzeas podem ser utilizadas para habitação, recreação, uso agrícola, comercial ou industrial (TUCCI, 2014).

A utilização das áreas livres atuais explica como ocorreu o desenvolvimento da história em relação às enchentes. Hoje as cidades necessitam de um plano diretor para determinar que áreas pudessem ou não ser habitadas, mesmo assim as cidades crescem de forma a ocupar tais áreas (TUCCI, 2014).

Portanto é importante o estudo e o controle das inundações, sendo assim, para esse trabalho foi escolhido o estudo de caso da área de inundação do Kartódromo de Campinas, localizada na Avenida Doutor Heitor Penteado especificamente na Praça Fernando Fernandes Olmos Sobrinho, Campinas – São Paulo.

  1.  Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto foi conhecer a história, a bacia hidrográfica, os pontos mais críticos para as inundações, possíveis soluções cabíveis para correção do problema da região do kartódromo de campinas.

  1.  Objetivos Específicos

  1.  Conhecer a história da região do kartódromo
  2.   Identificar as bacias hidrográficas da região
  3.   Pesquisar as possíveis soluções para enchente, inundações e alagamentos.
  4.   Mapear e calcular áreas critica.
  1.  METODOLOGIA

Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, foram realizadas consultas de artigos em revistas específicas, dissertações de mestrado, teses de doutorado, informações repassadas pelos órgãos públicos, como prefeitura municipal de Campinas e defesa civil.

Para melhor viabilidade do projeto, estão sendo ministrada pela professora Maria Alice Venturini aulas práticas, com o objetivo de exibir as metodologias para obtenção de resultados técnicos.

Foi realizada visita técnica a área designada localizada na Avenida Doutor Heitor Penteado especificamente na Praça Fernando Fernandes Olmos Sobrinho Campinas em 06/09/2015, onde se se podem observar itens para drenagem, análise e reconhecimento dá área.

Após obtenção dos dados, os mesmos foram analisados e organizados, estando expostos neste trabalho.

Incluir a entrevista com perguntas indiretas para algum morador do local; pesquisa documental com fotos, mapas do local de estudo; softwares usados no trabalho.  (THIAGO)

3 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

3.1 INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS

Conforme contas nos dicionários de português, inundação significa: Invasão de aguas, grande cheia e alagamento. Por sua vez enchente significa: Grande abundância, cheia, inundação, maré que sobe, bando numeroso, grande concorrência, que enche ou está enchendo. Visto que os dois significados são praticamente sinônimos, através de ilustrações é possível visualizar as situações do canal (FIGURAS 1, 2 e 3.).

FIGURA 1- Canal fluvial em seu nível normal (vazão dentro da media)

[pic 1]

Fonte: CANDIDO, 2007

     FIGURA 2 - Canal fluvial em situação de enchente (vazão acima do normal)

 [pic 2]

Fonte: CANDIDO, 2007

FIGURA 3 - Canal fluvial em situação de enchente e inundação

[pic 3]

Fonte: CANDIDO, 2007

As enchentes são causadas pela quantidade de agua a mais em um rio que não consegue se infiltrar. Os rios e suas cabeceiras costumam drenar a agua, quando sua área tem grande declividade produzindo alta velocidade no escoamento, os níveis desse rio pode variar em vários metros em poucas horas, assim quando o relevo tem uma inclinação íngreme as áreas planas perto do leito tem maior tendência para inundação (TUCCI, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (912.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com