TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene e Seguranca no Trabalho

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18

 [pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Conteúdo

INTRODUÇÃO        

OBJECTIVOS        

CONCEITOS        

IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA na OBRA        

Consequências da falta de segurança no trabalho        

AVALIAÇÃO DE RISCOS E CONSEQUÊNCIAS DE ACIDENTES        

SEGURANÇA INDIVIDUAL        

OBRIGAÇÕES DOS TRABALHADORES        

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA OS FUNCIONÁRIOS        

OBRIGAÇÕES DOS EMPREGADORES        

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA OS EMPREGADORES        

CONCURSO PÚBLICO        

O EDIFÍCIO        

Equipamentos de Segurança        

Fiscalização        

CONCLUSÃO        

RECOMENDAÇÕES        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

As actividades em obras envolvem vários riscos, podendo resultar em acidentes quando não são tomadas as medidas de segurança necessárias, situação que se verifica com frequência actualmente, constata-se uma ausência quase completa de formas de prevenção de acidentes e implementação de medidas de higiene.

No entanto, a aplicação de medidas preventivas pode garantir a segurança de todos.

Implantar as medidas de segurança é uma obrigação de todos, não só das entidades empregadoras ou dos trabalhadores.

O presente trabalho, intitulado Segurança na Obra e Concurso Público destina-se a fins avaliativos do programa curricular da cadeira de Direito de Construção. Neste abordar-se-ão matéria relacionada com tema acima exposto no que diz respeito a Acidentes mais frequêntes nas obras; Segurança individual; Obrigações dos empregadores e dos trabalhadores; concurso público; entre outros, buscando realçar os princípios fundamentais de algumas normas existentes relativamente à segurança e à protecção da saúde de todos os intervenientes na obra, bem como alguns princípios gerais de prevenção de riscos profissionais, evidenciar a importância da segurança na qualidade das construções, contribuindo, assim, para uma maior segurança na obra.

OBJECTIVOS

Geral

  • Aprofundar os conhecimentos da área de segurança nas obras de construção da cidade de Nampula.

Específico

  • Ilustrar a importância da segurança na obra
  • Ilustrar as condições de segurança e trabalho na Obra do Centro Cultural Universitário de UP;
  • Mencionar o processo de concurso de empreitadas.

CONCEITOS

Neste capítulo são apresentados conceitos básicos e definições sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e também sobre o processo do Concurso Público, que são abordadas ao longo deste trabalho, cujo conhecimento é de importância para o estudo e também é evidenciada a importância da segurança nas obras.

Adjudicação - acto administrativo pelo qual a Entidade Contratante selecciona a proposta vencedora para subsequente contratação;

Anúncio de Concurso - comunicação sobre a abertura de concurso, por meio da imprensa, designadamente no jornal de maior circulação no País e edital, podendo ser utilizado outro meio de comunicação adequado e de fácil acesso para o público-alvo;

Autoridade Competente - agente que representa a Entidade Contratante, formalmente designado, com poderes para praticar os ectos relativos aos procedimentos de contratação definidos no presente Regulamento;

Empreitada das Obras Públicas ou simplesmente Empreitada - obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, adaptação, conservação, restauro, reparação ou reabilitação de bens imóveis do Estado;

Entidade Contratante - orgão ou instituição do Estado que promove a abertura de concurso e celebra o contrato, representado pela Autoridade Competente

Higiene no trabalho - É um conjunto de métodos não médicos que visam a prevenção de doenças profissionais, através do controlo da exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos Bruno (2008).

Saúde no trabalho - é conjunto de métodos médicos que visam a vigilância médica e o controle dos elementos físicos, sociais e mentais que possam efectuar a saúde dos trabalhadores Bruno (2008).

Segurança - Trata-se simplesmente de dispor das medidas adequadas para salvaguardar vidas.

Afecta tanto o projectista, como a direcção e os próprios operários. A segurança no trabalho aplica no projecto e acaba com a recepção da obra.

O segundo conceito fundamental centra-se em entender que o objectivo principal da segurança é prevenir acidentes e cumprir a norma vigente.

Segurança no trabalho - pode ser entendida como conjunto de medidas adoptadas visando diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Unidade Gestora Executora das Aquisições (UGEA) – unidade integrada em cada orgão ou instituição do Estado, incluindo as autarquias e empresas do Estado que tiver uma tabela orçamental para executar, encarregue da gestão dos processos de aquisições, desde a planificação e sua preparação, bem como da execução do contrato, estando sob a supervisão da Autoridade Competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (694.6 Kb)   docx (418.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com