TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições de Segurança do Trabalho, Saúde e Higiene do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Definições de Segurança do Trabalho, Saúde e Higiene do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

SEGURANÇA DO TRABALHO

Aluno: JOSE EDER PEREIRA DA SILVA

Engenheiro de Segurança do Trabalho

SUMARIO:

Introdução.................................................................................................................

Definições de Segurança do Trabalho, Saúde e Higiene do Trabalho.....................

Acidente do Trabalho...............................................................................................

Conseqüências do Acidente do Trabalho.................................................................

5- Estudo das causas dos acidentes de trabalho: condição insegura

ato inseguro, fatores pessoais...................................................................................

INTRODUÇÃO

Certa vez li uma estória que falava da pessoa que desejava ser o maior lutador de artes marciais do mundo e para tanto dirigiu-se a um grande mestre no assunto e perguntou ao mesmo: - Mestre, quero ser o maior lutador do mundo. Treinando 8 horas por dia, quantos levarei para chegar ao meu objetivo. E o mestre respondeu - 20 anos ! Preocupado com o tempo, refez a pergunta dizendo: - Mestre, então treinarei 16 horas por dia, quanto tempo levarei ? Respondeu então o mestre: - 30 anos meu filho ! Assustado e com o desejo de abreviar seu aprendizado, disse então que treinaria 24 horas e indagou ao mestre quanto tempo levaria. Serenamente o mestre respondeu que levaria 40 anos. Sem entender bem, perguntou então ao mestre o porque de quanto mais ele aumentava o tempo de dedicação aumentava o tempo para aprender a arte marcial. Com toda tranqüilidade, o Mestre respondeu: - Quando temos os olhos voltados apenas para onde queremos ir, esquecemos de olhar o caminho onde pisamos e assim, demora mais tempo.

Com esta estória desejo dizer que talvez aquilo que pensamos ser bom para a prevenção de acidentes, talvez não seja apenas mais do que o nosso entendimento ou não tenha lugar neste momento da história. Se o que fizemos nos últimos anos foi o suficiente para melhorarmos em muito a condição da segurança ocupacional com certeza não foi o bastante para criar de fato a prevenção de acidentes. Parece-me importante entendermos que se não deixarmos de lado o modelo da prevenção emergencial - importante e essencial em determinada fase tanto que foi objeto de intervenção governamental - estaremos comprometendo o futuro da prevenção de acidentes.

È essencial a revisão de valores. Em segurança do Trabalho não há aliados e inimigos - há sim uma imensa falta de esclarecimento. E tal esclarecimento cabe-nos como um papel bem definido para o profissional deste século. Cumpre-nos levar a sociedade de forma geral a conscientização sobre a questão, buscando assim que o tema seja objeto do interesse social e por conseqüência preencha todas as lacunas ora existentes, seja pela falta de conhecimento das pessoas que decidem, seja na atuação do dia a dia junto ao chão de fábrica. Mais especificamente, cumpre-nos a busca pelo conhecimento e sua aplicação de tal forma a viabilizar a prevenção de acidentes como realmente um dos pilares da atividade econômica.

Penso, que todos querem segurança, poucos sabem o que ela é, alguns entendem o que ela de fato significa e quase ninguém sabe como de fato concretiza-la.

2- DEFINIÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO, SAÚDE E HIGIENE DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO:

Segurança do trabalho é o estado no qual as pessoas, materiais, edifícios e outros elementos encontram-se livre de dano, perigo ou moléstia.

Segurança do trabalho é o conjunto de verificações e medidas práticas que visem a prevenção de acidentes do trabalho.

Segurança do trabalho é a isenção de riscos inaceitáveis de danos. (OHSAS 18001-1999 - [ISO/IEC Guide 2)

Segurança e Saúde no Trabalho (SST) são as condições e fatores que afetam o bem-estar de funcionários, trabalhadores temporários, pessoal contratado, visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho. (OHSAS 18001-1999)

SAÚDE

Saúde, com relação aos trabalhadores, abrange não só a ausência de afecções ou de doenças, mas também os elementos físicos e mentais que atentam a saúde e estão diretamente relacionados com a segurança e higiene no trabalho ( Artigo 3 ítem ”c” da Convenção 155 da OIT, de 22/06/81, promulgada pelo Decreto 1254 de 29/09/94).

HIGIENE DO TRABALHO

Higiene do trabalho é a ciência e arte destinada ao reconhecimento, a avaliação e controle dos riscos profissionais. Estes são os fatores ambientais ou inerentes às próprias atividades, que podem, eventualmente, ocasionar alterações na saúde, conforto ou eficiência do trabalhador.

Em outras palavras é tudo o que se pode fazer em um ambiente de trabalho para prevenir doenças profissionais.

Dentro destes conceitos percebe-se uma maior amplitude, pois denota também aspectos de bem estar e produtividade.

Classificação dos riscos profissionais:

Os riscos profissionais são as condições inseguras do trabalho, capazes de afetar a saúde, a segurança e o bem estar do trabalhador.

As condições inseguras relativas ao processo operacional, por exemplo: máquinas desprotegidas, pisos escorregadios, empilhamento inseguro, são chamados de risco de operação.

As condições inseguras relativas ao ambiente de trabalho, por exemplo: a presença de gases e vapores tóxicos, ruído e calor intenso, são chamados os riscos ambientais.

Riscos profissionais:

de operação (segurança do trabalho previne e controla-os )

de ambiente (higiene do trabalho previne e controla-os).

Agentes Ambientais

Agentes físicos: ruído, vibrações mecânicas, temperaturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com