TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Robotica

Artigos Científicos: Historia Da Robotica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 4

Historia da Robótica

Robôs são uma Idea antiga. Em 270 A.C. Ctesibius da Grécia construiu relógios d'água com figuras móveis. Entre 1452-1419 Leonardo Da Vinci imaginou robôs humanoides para proteger castelos, mas que por falta de tecnologia apropriada não chegaram a ser construído.

Nikola Tesla, cientista na área da robótica, emigrou da Croácia para a América em 1800 e a propósito do grande desenvolvimento dos robôs e das grandes expectativas criadas em redor destes, afirmou: “Eu tratei todo o campo ampla, não me limitando a mecânica controlada a partir de uma distância, mas para máquinas dotados de sua própria inteligência. Desde aquela época tinha avançado muito na evolução da invenção e acho que o tempo não é distante, quando vou mostrar uma automação que por si só, vai agir como se dotado de razão e sem qualquer controle intencional do lado de fora.”

O termo robot nasceu da palavra tcheca robotnik (operário). Ele apareceu pela primeira vez em 1921, no livro RUR - Robôs Universais de Rossum, do escritor e dramaturgo Karel Capek (1890-19 8). A palavra robô foi introduzida por ele numa das suas mais prestigiadas peças, "R.U.R - Rossum Universal Robot",na peça, o cientista Rossum cria humanos mecanizados, os Robô, que exerciam funções repetitivas e pesadas.

Na década de 1940, o engenheiro químico Isaac Asimov começou a escrever diversas obras sobre robôs domésticos educados e fieis ao ser humano, onde grande parte do temor do domínio das máquinas (mecânicas) foi afastado parcialmente. Mas, os populares Blade Runner (1982) e The Terminator (1984) são ícones deste temor. No século XXI, com os robôs se tornando mais reais e perspectiva do surgimento de robôs inteligentes, uma melhor compreensão das interações entre os robôs e os homens é abordada em filmes modernos como A.I. (2001) de Spielberg e Eu, Robô (2004) de Proyas.

Muitos consideram o primeiro robô, segundo as definições modernas, como sendo o barco tele operado, similar a um ROV moderno, inventado por Nikola Tesla e demonstrado em uma exibição no ano de 1898 no Madison Square Garden. Baseado em sua patente 613 809 para o "teleautomation", Tesla desejava desenvolver o "torpedo sem fio" para se tornar um sistema de armas para a marinha estadunidense.

Nos anos 30, a Westinghouse fez um robô humanóide conhecido como Elektro. Ele foi exibido no World's Fair (Feira Mundial) de 1939 e 1940.

O primeiro robô autônomo eletrônico foi criado por Grey Walter na Universidade de Bristol, na Inglaterra, no ano de 1948.

De acordo com a American Heritage Dictionary, a robótica é a ciência ou o estudo da tecnologia associado com o projeto, fabricação, teoria e aplicação dos robôs. A palavra robótica foi utilizada primeiramente impressa na história de ficção científica de Isaac Asimov "Liar!" (1941). Nela, o autor se refere às três regras da robótica na publicação de ficção Eu, Robô.

 1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.

 2ª Lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

 3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e/ou a Segunda Lei.

O objetivo das leis, segundo o próprio Asimov, era tornar possível a existência de robôs inteligentes (as leis pressupõem inteligência suficiente para distinguir o bem do mal) e que não se revoltassem contra o domínio humano. Adicionalmente, ainda segundo o próprio Asimov, as leis lhe deram o mote para um número grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com