TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do compurador

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Era Antiga

Dispositivos de auxílio para cálculo tem sido utilizados desde a era antiga.

Possivelmente os primeiros “auxiliadores” de cálculo foram a vara de talhar e o ábaco, diz se possivelmente porque não existe documentos contando explicitamente esta parte da história.

A vara de talhar era utilizada como métodos de cálculo usando marcações na madeira, já o ábaco funcionava como uma espécie de tabua com marcações de ossos ou algum material parecido.

[pic 1]

Figura 1: Vara de talhar

[pic 2]

Figura 2: Ábaco

Era Renascentista

Durante a era renascentista o matemático e físico John Napier descobriu que multiplicação e divisão poderiam ser executadas através de uma série de adições e subtrações sucessivas, frente a esta descoberta ele desenvolveu os “Ossos de Napier”, um invento parecido com o Ábaco que simplificou a forma como era feita as multiplicações e divisões.

[pic 3]

Figura 3: Ossos de Napier

Logo após isso, Edmund Gunter criou uma forma de efetuar multiplicações e divisões usando uma régua logarítmica na faculdade de Oxford.

[pic 4]

Figura 4: Exemplo de uma régua de Gunter

Esta régua foi logo melhorada por William Oughtred, que “juntou” duas réguas de Gunter e adicionou uma forma de girar a mesma, facilitando assim as multiplicações e divisões.

Esta última régua foi utilizada por gerações de engenheiro e matemáticos no auxílio de cálculos complexos para a época.

[pic 5]

Figura 5: Exemplo de régua de Oughtred

Era Mecânica

No início da era mecânica Wilhelm Schickard criou a primeira maquina somadora com base construída que foi baseada nos “Ossos de Napier”. Devido a sua tecnologia rudimentar a mesma travava com bastante frequência.

[pic 6]

Figura 6: Máquina de calcular de Wilhelm

Wilhelm foi seguido por Blaise Pascal, que inventou a primeira calculadora mecânica enquanto ainda era jovem.

[pic 7]

Figura 7: Máquina de calcular de Pascal

Gottfried Wilhelm von Leibniz foi o próximo da lista, desenvolvendo uma máquina de cálculo que possibilitava adição, subtração, multiplicação e divisão, porem utilizando de um sistema para permitir a utilização de longa multiplicação e divisão. Leibniz também foi responsável pelas bases do sistema binário, uma parte central da utilização dos computadores atualmente.

[pic 8]

Figura 8: Máquina de calcular de Leibniz

Baseado na máquina criada Leibniz, Charles Xavier Thomas de Colmar desenvolveu a primeira máquina de calcular produzida em massa, conhecida como “Thomas Arithmometer”, esta utilizava um método similar a máquina de Leibniz.

[pic 9]

Figura 9: Máquina de calcular de Thomas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (564.6 Kb)   docx (545.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com