TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do motor a combustão

Tese: História do motor a combustão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Tese  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

História do motor a combustão

Em 1876, uma idéia técnica impressionante virou realidade: o engenheiro alemão Nicolaus August Otto construiu o primeiro motor com ciclo de quatro-tempos. O princípio da “indução, compressão, ignição e exaustão”, aplicado na sua máquina de força de combustão continua sendo aplicado, sem ter sido modificado na fabricação de motores atuais.

O primeiro motor de combustão funcional já havia sido construído pelo belga Etienne Lenoir em 1859. O motor a gás que era parecido com um motor a vapor horizontal, trabalhava com uma mistura de gás iluminado e ar. O movimento do pistão sugava a mistura de gás para o cilindro onde ele era aceso com uma faísca elétrica. A explosão movia o pistão para trás. No caminho, os gases de combustão eram expulsos enquanto que do outro lado do pistão, a indução e o processo de trabalho era repetido.

Em 1867, Nicolaus August Otto desenvolveu um motor melhor, o chamado motor atmosférico livre de pistão. O motor foi premiado com a medalha de ouro na Feira Mundial de Paris em 1867 apesar de fazer barulho enquanto operava. O fato de que sua consumação de combustível era cerca de 60% mais favorável do que os motores produzidos por outros fabricantes foi decisivo.

Na primavera de 1876 o “motor Otto” foi criado. Este era um motor a gás de quatro-tempos com carga compressa que inicialmente era movido com a ajuda de uma chama de gás como uma fonte externa de ignição. Logo após o fim do movimento do pistão durante a fase de compressão, a chama era introduzida no cilindro onde ela acendia a mistura de combustível e ar, sendo possível apenas a utilização de combustíveis gasosos.

O princípio básico era e continua sendo simples: o combustível é sugado, compresso e então entra em combustão. No quarto tempo, os gases de combustão são expelidos.Em pouco tempo o novo motor de Otto foi desenvolvido por Mayback ficando pronto para produção em série, sendo introduzido no mercado em 1876 sob o nome de “Deutzer A-motor” com um motor de aproximadamente 3 cavalo-vapor. No início do ano seguinte, a potência do motor pôde ser elevada em 5 cavalo-vapor.

Em 1883, Otto finalmente construiu um motor que também usava petróleo. Karl Benz aperfeiçoou o motor com ciclo de quatro tempos e apresentou o primeiro automóvel em 1886.

Motor ciclo otto

1. Retorno do veículo por consumo excessivo de combustível (6,4Km/l)

As causa prováveis do consumo relatado pelo cliente pode ser:

• Filtro de ar obstruído

• Pneus com calibragem incorreta

• Central de injeção eletrônica com avarias

• Regulagem de válvulas incorreta

• Condução de forma agressiva do motorista

Na primeira vez em que o veículo esteve na concessionária foi feita a substituição do filtro de ar do motor, que estava obstruído e a calibragem dos pneus.

Hoje fizemos a reprogramação da central de injeção eletrônica e aberta a tampa de válvulas para as mesmas serem reguladas.

A recomendação do manual técnico do veículo é que as válvulas de admissão estejam com 0,20mm de folga e as de escapamento estejam com 0,25mm de folga.

No veículo foi constatado que as válvulas de admissão estavam com 0,23mm de folga e a de escapamento estava com 0,27mm de folga.

Após ser feita a regulagem das válvulas foi efetuado o teste de rodagem com o veiculo e no computador de bordo estava marcando 8,3km/l.

2. Veículo chegou com barulho do tipo “grilado” no motor

As possíveis causas do barulho podem ser:

• Combustível adulterado

• Junta do cabeçote danificada

Em previa entrevista com o cliente ele nos relatou que abastece sempre no mesmo posto de combustível, que é renomado na cidade, e que constantemente tem que completar o nível do fluido de arrefecimento.

Com essas informações do cliente nos certificamos de que o problema estava na junta do cabeçote.

O cabeçote foi retirado e realmente foi constatado de que avia uma ruptura na junta onde ela veda a galeria de água.

O cabeçote foi mandado para a retífica para que ele fosse retificado e com a autorização do cliente também já foram substituídos os vedadores de válvulas que estavam ressecados.

Após o cabeçote ser trazido de volta pela retifica, foi instalada uma nova junta e o cabeçote foi montado no conjunto novamente.

3. Veículo parou de funcionar de repente e não funcionou mais.

As possíveis causas podem ser:

• Bomba de combustível danificada

• Fusível da bomba queimado

• Alternador com defeito

• Correia dentada danificada

• Sensores com defeito.

Na inspeção visual nada foi encontrado, mas em seguida, quando foi tentado funcionar o motor foi constatado que o motor girava “livre”.

De imediato foi retirada a capa da correia dentada do motor e ali visualmente foi constatada a sua ruptura.

O cabeçote do veiculo foi retirado e visualmente já foi identificado as marcas na parte superior dos pistões onde as válvulas bateram.

Na retifica foi feito o teste de compressão e constatado que 8 válvulas de escapamento estavam tortas.

O cliente foi informado da situação e após a sua autorização foi feita a encomenda das válvulas que iriam demorar cerca de dez dias para chegar.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com