TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO NA EMPRESA MARCOPOLO E CONTROLADAS

Casos: INOVAÇÃO NA EMPRESA MARCOPOLO E CONTROLADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

JUSSARA STEFFEN

MARCIO MARQUES

RENAN PACHECO

VANESSA BOTH

INOVAÇÃO NA EMPRESA MARCOPOLO E CONTROLADAS

Araranguá

2012

1 HISTÓRICO DA EMPRESA

Fundada no dia 6 de agosto, de 1949, em Caxias do Sul, a Marcopolo destaca-se pelas ideias inovadoras aliadas à tecnologia de ponta, que tem como resultado uma linha diversificada que atende necessidades específicas de cada mercado, nacional ou internacional.

A empresa nasceu com o nome de Nicola & Cia. Ltda.. A companhia foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus, que inicialmente eram de madeira. A evolução do setor automobilístico (transportes e estradas), na década de 50, foi ponto-chave para o crescimento da Nicola & Cia., cujo trabalho, até então artesanal, passou a ser aprimorado e especializado.

2 CRESCIMENTO E EXPORTAÇÕES

O crescimento contínuo consolidou a organização, que em 65 anos, já produziu mais de 350 mil ônibus em suas fábricas no Brasil e exterior, contando com uma força de trabalho atual de mais de 22 mil colaboradores.

As exportações da Marcopolo foram iniciadas em 1961. O desenvolvimento da empresa levou a Marcopolo a buscar novos fronts de negócios globais, ampliando operações de produção e comercialização. Atualmente, a empresa é a líder do mercado brasileiro no segmento ônibus e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo, com presença marcante em mais de cem países dos cinco continentes.

3 INCENTIVO AOS COLABORADORES

A empresa conta com centro recreativo para os colaboradores e sua família, lá tem acesso à:

• 2 Parques infantis

• 2 Campos onze

• 2 Campos sete

• 2 Quadras de areia

• 1 Pista de atletismo

• 1 Quadra de tênis

• 3 Quiosques com 10 churrasqueiras

• 1 Casarão com cantina para festas com capacidade para 60 pessoas – sala de jogos (mesas de sinuca, carteado), TV, DVD, equipamento de som, Videokê e galeria de troféus.

• 1 Centro para eventos com capacidade para 500 pessoas

A Marcopolo promove alguns programas de incentivo à educação, tais como:

• Projeto todos na escola: Esse projeto estimula os pais a matricularem seus filhos de 6 a 18 anos em instituições de ensino e acompanharem o rendimento escolar. Os alunos matriculados recebem kits escolares com cadernos especialmente produzidos para eles.

• Concurso aluno nota 10: Realizado entre os filhos dos colaboradores da Marcopolo, com idade entre 6 e 18 anos, matriculados da 1ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Além da análise do boletim escolar com as notas e/ou pareceres do ano, os participantes realizam prova seletiva de redação com o tema de conhecimentos gerais, adequado para alunos de 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série e ensino médio.

A premiação para os classificados em 1º lugar de cada categoria ganham prêmios como: bicicletas, micro-system e computador.

4 OPINIÃO DE UM COLABORADOR EM ENTREVISTA A REVISTA INOVAÇÃO EM PAUTA

Revista Inovação em Pauta - Qual o papel da inovação no crescimento da Marcopolo?

Colaborador - No nosso segmento, a única maneira de uma empresa sobreviver é inovando. Mas essa inovação não é necessariamente criar produtos diferentes. Na Marcopolo, a inovação está no processo de montagem, na fabricação, na estratégia do marketing, nas vendas, no sistema de cobrança e no sistema de atendimento ao cliente. Em suma, a inovação é uma estratégia que você usa para oferecer ao mercado aquilo que ele nunca pensou, pois o cliente nunca diz o que ele quer.

Revista Inovação em Pauta – O que é inovar pro senhor?

Colaborador - Inovar é reinventar o que já foi inventado, é criar alguma coisa que ninguém se apercebeu, é seguir um caminho que ninguém seguiu. É ser diferente.

Revista Inovação em Pauta – O senhor pode citar um exemplo de estratégia inovadora da Marcopolo?

Colaborador - O Volare, nosso mini-ônibus, que ninguém pediu. A Marcopolo teve a perspicácia de descobrir um nicho de mercado e introduzir um produto que não existia no Brasil. Hoje, o Volare é uma das nossas estratégias mais bem-sucedidas. Produzimos quase 500 por mês, operando forte no sistema de transporte escolar. Esse é um produto completamente inovador.

REFERÊNCIAS:

MARCOPOLO. Histórico. Disponível em: <http://www.marcopolo.com.br/marcopolo/institucional/nossa-historia >. Acesso em: 12 maio 2014.

MARCOPOLO. Atuação. Disponível em: <http://www.marcopolo.com.br/marcopolo/institucional/atuacao>. Acesso em: 12 maio 2014.

REVISTA INOVAÇÃO EM PAUTA. Inovação da Marcopolo. <file:///E:/inovacao_em_pauta_4_pag6a8_entrevista.pdf>. Acesso em: 12 maio 2014.

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »