TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de produção, regras de logística na empresa Marcopolo

Relatório de pesquisa: Processos de produção, regras de logística na empresa Marcopolo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

WILLIAN DE OLIVEIRA BORDE

MARCOPOLO

A TRAJETÓRIA DE UMA DAS MAIORES MONTADORAS DO MUNDO

Tersópolis/ RJ

2013

WILLIAN DE OLIVEIRA BORDE

MARCOPOLO

A TRAJETÓRIA DE UMA DAS MAIORES MONTADORAS DO MUNDO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Pessoas II, Operações e Logística, Estratégia de Marketing e Administração de Produção.

Orientador: Prof.: Elisete Zampronio, Gisele Fregoneze, Henry Nonaka, Luiz Antônio Gabriel.

Teresópolis/RJ

2013

Introdução:

Portfólio apresentado as disciplina do sexto semestre do curso de Administração de Empresas da UNOPAR, e principalmente a disciplina de dependência de Estratégia de Marketing.

Neste portfólio responderei sobre algumas questões discutidas ao longo do sexto semestre, mas com base em um estudo de texto muito interessante e instigador, ( afinal não é sempre que se analisa a trajetória de uma empresa como a Marcopolo).

Falarei sobre seus processos deprodução, suas normas logisticas, as exportações ao longo do tempo, e o desenvolvimento para que essa empresa se tornasse uma das maiores produtoras de ônibus do Brasil e do Mundo.

Desenvolvimento:

1. Inputs transformados, inputs de transformação, outputs, ambiente, Planejamento e Controle da Produção e Projeto em Gestão da Produção estão presentes na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.

Sim, ambos estão presentes e podemos citar:

Inputs Transformados : carrocerias feitas em madeira e substituída por outras estruturadas em aço, que abriu os olhos do consumidor e as portas para o início da exportação. Inputs de Transformação: envolvem todos os processos de transformação em tecnologia , as inovações em maquinário de produção, aumento de funcionários, aumento de fábricas pelo mundo, e vendas. Outputs : são produtos e serviços, ou as carrocerias e sua montagem.

Há uma grande “preocupação” em definir o Ambiente ideal para a produção que possa interligar a importação, exportação o controle e o planejamento da produção, pois a Marcopolo se preocupa muito com os gastos desnecessários na produção, o que acaba gerando um controle e uma gestão de produção ainda maiores.

2. A capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus/dia. Para essa capacidade de produção, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos que a Marcopolo pode considerar para poder responder às flutuações na demanda?

A política de capacidade constante, pois eles produziriam a capacidade máxima de acordo com a demanda que se é necessária, dobrando turnos ou fazendo as modificações necessárias de pessoal.

3. Os cinco objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.

Sim a Marcopolo possui os 5 objetivos da produção, são eles:

Flexibilidade: Hoje a Marcopolo consegue atender, sem maiores problemas, a encomendas totalmente diferenciadas, seja de uma porta, janela, teto, ou a decoração interna de um ônibus. Além da flexibilidade de produção, sua rede de distribuição no país é muito forte e abrangente”.

Confiabilidade: “A empresa cresceu desenvolvendo tecnologia para fabricar ônibus sobre qualquer plataforma ‐ as primeiras unidades foram feitas sobre chassis de caminhão. Essa flexibilidade nas linhas de produção ‐ trabalha com vários chassis diferentes ‐ é um dos fatores de sucesso. O cliente escolhe o chassi e ela monta a carroceria, sob medida, ao gosto dele.”

Rapidez: “A empresa também é capaz de oferecer serviços de manutenção, em qualquer parte do mundo, dentro de 36 horas após a solicitação.”

Qualidade e Custo( estão representadas juntas pois estão citadas no mesmo parágrafo): “A empresa anunciou, em dezembro de 2005, a adoção do conceito modular na produção de ônibus, uma inovação tecnológica de relevância. O novo sistema, que elimina a solda para fixar as carrocerias no chassi com o uso de parafusos, foi utilizado na família de ônibus Senior e Senior Midi, produtos que a empresa lançou naquele mês. Para a imprensa a empresa reconheceu: “Além de melhorar a qualidade e a durabilidade do produto, o conceito modular também permite reduzir o tempo do desenvolvimento do projeto de engenharia e garante um ganho de 10% na produtividade”, disse André Luiz de Oliveira, consultor de marketing da Marcopolo. “Os novos veículos também garantem maior facilidade na reposição das peças. Com as tampas laterais móveis, a manutenção fica mais fácil e o custo de reparo menor. Além disso, com a peça soldada demorava‐se um dia para colocar o veículo em circulação”.

4. Todas as operações podem ser melhoradas, afinal de contas, melhoramentos da produção é uma atividade direta do administrador da produção. Como a Marcopolo pode sempre ter o melhoramento da produção?

Continuando da mesma forma que esta, pois a chave do melhoramento da produção pode ocorrer de forma revolucionária ou contínua (KAIZEN), o que a Marcopolo já vem apresentando.

É preciso ter Foco, estilo e saber o tipo de mudança que se deseja, qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com