TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVERSOR DE FREQUÊNCIA

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Acionamentos Elétricos

Professor: Cleiton

Equipe:

Jauilson

Ezequiel

Victor Morais

José Sousa

Introdução de Eletrônica

Na indústria existem atualmente vários tipos de motores, cada um com uma determinada função. Na área de controle preciso de velocidade, por exemplo, os motores DC sempre foram os mais usados e mais requisitados, por executarem tão bem essa função, mesmo com o alto custo. Devido ao fato de não ocorrer muita concorrência, pois os motores AC estavam impossibilitados de alterar sua velocidade de giro que dependia de valores fixos que são a frequência e o número de polos. O que permitiu que aos motores DC um rápido crescimento e fixação no mercado por sua versatilidade, que é criada devido aos seus três tipos de ligação: serie, shunt e composta e suas varias aplicações como: elevadores, secadores, compressores de ar e furadeiras são alguns dos equipamentos resultantes.

Porem os altos custos de compra, sua necessidade de manutenção e reparos frequentes devido às peças que desgastavam rápido, além da dificuldade de converter a corrente alternada em continua para assim variar a velocidade fez com que fosse necessário um novo tipo de motor que pudesse reduzir esses custos, o valor gasto sobre o motor e reduzir a dificuldade de controle do giro. Isso só foi possível com o desenvolvimento da eletrônica de potência que após vários avanços e descobertas desenvolveu um equipamento capaz de fazer essa variação nos motores AC, esse é o conversor de frequência ou como ficou mais conhecido o inversor de frequência.

É um equipamento capaz gerar tensão trifásica e frequência ajustáveis. Opera transformado a tensão alternada, em contínua para após transformá-la em tensão de frequência e amplitude ajustáveis, porem esse equipamento possui um alto custo1,4 . A Figura 1 representa um circuito de potência típico dos inversores de frequência.

[pic 1]

Figura 1: Diagramas da chave de partida com Inversor de Frequência

Fonte: Adaptado de MASCHERONI1

Umas das possibilidade de alteração de velocidade nos motores de indução é através do inversor de frequência, o qual possibilita o controle do motor CA variando a frequência, mas também realiza a variação da tensão de saída para que seja respeitada a característica V/F ( Tensão / Frequência) do motor. Nos motores de corrente contínua, a velocidade pode ser regulada pela inserção de um reostato no circuito de campo, para proporcionar ajustes no fluxo.

Nos inversores de frequência, pode-se controlar a partida e a frenagem do motor, bem como controlar a velocidade e o sentido de rotação do motor. Por ser um dispositivo especial de acionamento de motores de indução, será deixado uma aula para estudo desse dispositivo.

Introdução de Eletromecanica

A eletromecânica é o ramo da ciência e tecnologia no qual são realizadas a análise, o projeto, o desenvolvimento, a produção e a manutenção de sistemas e dispositivos que integrem componentes elétricos e mecânicos no seu mecanismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (139.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com