TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 14000: Gestão Ambiental

Tese: ISO 14000: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  5.065 Palavras (21 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 21

ECOCAPITALISMO E CONSUMIDOR VERDE:

A mudança paradigmática e as soluções tecnológicas em direção à sustentabilidade

Celso Alves da Silva Jr, Charles Tadeu Vieira Kawahara, Elton Pedrosa Ribeiro, Guildner Gonçalves Ferreira, Lucas Santos Fonseca, Mike Silva Vieira, Rafael Vinícius Cardoso Júlio da Silva

Orientadora: Dra. Silvia Mendonça Vieira

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

greenitunibh@gmail.com

RESUMO

A área da Tecnologia da Informação (TI) pode e deve apresentar uma das principais ferramentas, quanto à sustentabilidade do planeta. Dessa forma a Tecnologia Verde “nasceu” com a finalidade de realizar uma abordagem mais técnica, através da ótica do eco-capitalismo, em relação a algumas iniciativas tais como a produção de aparelhos eletrônicos que consumam menos energia, a redução ou eliminação dos componentes químicos existentes nesses aparelhos, entre outras. Essa abordagem é de suma importância para a manutenção da vida em nosso planeta, já que o uso de equipamentos eletrônicos tornou-se necessário e indispensável em praticamente todas as atividades realizadas pela sociedade civil bem como pelo meio empresarial e o Estado. O presente trabalho teve como objetivo mostrar à sociedade, meios de evoluir com tecnologia de forma sustentável, demonstrar maneiras de reduzir o lixo tecnológico de forma adequada, perante o meio ambiente e analisar a posição do Estado através das normatizações de procedimentos, instituídas legalmente. Para isso foram realizadas pesquisas de natureza bibliográfica tais como livros, artigos, teses e pesquisa na Internet. Os resultados obtidos indicam que hoje o conceito TI Verde cresce muito nas empresas, que têm buscado soluções, visando criar um equilíbrio entre sustentabilidade ambiental e os ganhos econômicos. É possível observar-se tal mudança de conceito, mas de fato, falta ainda uma maior conscientização da sociedade como um todo, já que a solução do problema depende definitivamente da ação de cada um de nós.

Palavras-chave: Energia. Eco-capitalismo. Reciclagem. Sustentabilidade. TI Verde.

ABSTRACT

The area of Information Technology (IT) can and should present a major tool, about the sustainability of the planet. Thus the Green Technology "born" in order to achieve a more technical approach, through the lens of eco-capitalism, for some initiatives such as the production of electronic appliances that use less energy, the reduction or elimination of chemical components existing in these devices, among others. This approach is of paramount importance for the maintenance of life on our planet, since the use of electronic equipment has become necessary and indispensable in all activities undertaken by civil society as well the business community and the state. This work aimed to show society, media ways of evolving with technology in a sustainable manner, demonstrating ways to reduce appropriately waste technology before the environment and analyze the position of the State through the standardizations of procedures legally established. To do so, bibliographical for this research was conducted by using different sources as bibliographic nature such as books, articles, theses and research on the Internet. The results indicate that today the Green IT concept grows in many companies that seek solutions, to create a balance between environmental sustainability and economic gains. It is possible to observe this change in concept, but in fact, there is still a greater awareness of society as a whole, since the solution of the problem depends definitely of the action of each of us and also of our understanding that our rights end when the other people’s rights begin.

Keywords: Energy. Eco-capitalism. Recycling. Sustainability. Green IT.

INTRODUÇÃO

Inicialmente deve-se registrar a concepção de tecnologia verde e sustentabilidade. Em uma perspectiva técnico-científica, tecnologia refere-se à forma específica da relação entre o ser humano e a matéria, no processo de trabalho, que envolve o uso de meios de produção para agir sobre essa matéria, com base em energia, conhecimento e informação. O campo de "tecnologia verde" engloba um grupo em constante evolução de tais métodos e materiais e de técnicas de geração de produtos que causem menor impacto ambiental, o que remete à sustentabilidade, que por sua vez, pode ser entendida como o encontro adequado das necessidades das pessoas de uma forma em que tais necessidades possam ser atendidas indefinidamente no futuro, sem danificar o meio-ambiente ou esgotar os recursos naturais. Dessa forma, propõe-se então a ser um meio de configurar uma nova cultura social, política e econômica, onde a atividade humana seja planejada e executada de forma a atingir a pró-eficiência na manutenção da coexistência da nossa raça. Em contrapartida a civilização atual tem provocado sérios problemas ao meio-ambiente na Terra e a si própria, em decorrência do seu modo de ser, pensar e agir. As causas desse modo operante de ação podem vir de épocas muito anteriores à história moderna, passando pela profundidade da vida psíquica humana consciente e inconsciente, pessoal e arquetípica. O homem é portador de instintos de violência, vontade de dominação, arquétipos sombrios que o distancia da boa vontade para com a vida e a natureza. É na intimidade da mente humana que nascem os processos que terminam por nos conduzir a uma luta de domínio e destruição contra a Terra, calcados que estamos, simultaneamente, no antropocentrismo (que bem já merece ser substituído por uma forma de biocentrismo inteligente) e no egocentrismo (que poderia, na medida do possível, repartir diplomaticamente seu lugar com um tipo de altercentrismo).

O ambientalismo, movimento histórico originado a partir do recente reconhecimento dos assustadores efeitos negativos da intervenção antrópica na biosfera, em sua crítica ao modelo civilizatório ocidental, reprovou os paradigmas norteadores da sociedade industrializada de consumo. Como alternativa, propôs que se efetuasse uma alteração no rumo das coisas, objetivando a elaboração dos pilares de uma nova era, pautada a partir de agora não mais no esgotamento da natureza, mas na sustentabilidade ambiental. E, então, o século XX, marcado na história da humanidade pela iminência de abrigar a maior catástrofe ecológica de origem antropogênica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com