TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental nas empresas iso 14001

Projeto de pesquisa: Gestão ambiental nas empresas iso 14001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.426 Palavras (18 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 18

Gestão ambiental nas empresas iso 14001

• 4

RESUMO

Atualmente, grande parte dos consumidores exige informações sobre as características dos produtos disponíveis no mercado, bem como dos impactos ambientais gerados em seus processos produtivos. Neste sentido, os consumidores através de seu poder de decisão, no ato da compra, podem afetar significativamente a lucratividade das empresas. O objetivo deste trabalho é demonstrar que as empresas que adotam uma postura ambiental mais avançada podem, além de assumir as suas responsabilidades éticas com a sociedade, obter vantagens competitivas, enfatizando a ação preventiva, tanto em relação aos seus impactos ambientais como financeiros, a implantação do SGA- Sistema de Gestão Ambiental nas empresas e suas principais vantagens e as formas de auditorias ambientais existentes para a sua melhoria e como obter uma certificação ambiental.

INTRODUÇÃO

O ambiente altamente competitivo dos dias atuais intensificou e amplio consideravelmente a luta pela sobrevivência.

A dinâmica de mudanças nas empresas é constante, sendo assim, elas precisam se proteger de alguns efeitos adversos que fazem parte da dinâmica da mudança.

Mudanças em recursos humanos, tecnologia e expectativas dos clientes compõem uma parte da base de dados sobre as quais decisões gerenciais e operacionais são tomadas.

Um programa de qualidade, dentro de sua filosofia de “reformulação da estrutura empresarial a partir da reestruturação e melhoria das instalações e equipamentos e da preparação das pessoas”, passa principalmente por mudanças de postura. Construindo dessa forma uma imagem positiva e de credibilidade, indispensáveis para um bom relacionamento com a comunidade, os funcionários e vital para todos os clientes.

Surgiu assim, a ISO 14000, uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization, (Organização Internacional para Padronização), que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas.

No início da década de 90, devido aos grandes impactos gerados pelo desenvolvimento econômico e industrial, foi necessário desenvolver tais normas mais focadas em questões ambientais, estas com intuito de padronizar os processos que retiram do meio ambiente matéria prima e/ou causem algum dano a natureza. Assim, em 1993, a ISO criou um comitê, formado por profissionais em meio ambiente, intitulado Comitê Técnico 207, com o objetivo de desenvolver as normas.

O mesmo foi dividido em vários subcomitês, entre eles o subcomitê1, que trata de sistemas de gestão ambiental, responsável por desenvolver a norma ISO 14001 que estabelece as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema que gerencie a questão ambiental dentro das empresas.

A adequação ambiental de seus processos e produtos, atualmente, é um diferencial importante para as organizações de todos os tipos e tamanhos obterem vantagens competitivas no mercado doméstico, e também é imprescindível para as organizações que almejam atingir o mercado internacional. A comprovação de que uma empresa possui um gerenciamento ambiental correto se dá através da certificação em conformidade com a norma ISO 14001, que é a única norma da série ISO 14000 certificável e que diz respeito ao sistema de gestão ambiental (SGA) da organização, sendo este último a parte de seu sistema global de gerenciamento usada para desenvolver e programar sua política ambiental e para manejar seus aspectos ambientais.

Um ponto chave da norma ISO 14001 é a melhoria contínua dos processos e produtos da orga¬nização. Uma diferenciação que deve ser feita para se atingir bons resultados em termos de melhoria contínua é entre melhoria tática (nível operacional) e estratégica (nível de sistema).

Particularmente, a última assume grande importância e requer elaborações em termos de indicadores de desempenho de processo/operacional e indicadores de desempenho estratégico/gerencial, pois implicam maiores níveis de ambição ambiental, posto que enfatizem não somente os processos internos da organi¬zação, mas também questões fundamentais, tais como: análise de ciclo de vida, desenvolvimento de produtos orientados ao meio ambiente e requisitos dos fornecedores.

ISO 14001 - A NORMA INTERNACIONAL QUE ESPECIFICA UM PROCESSO PARA CONTROLAR E MELHORAR O DESEMPENHO AMBIENTAL DE UMA ORGANIZAÇÃO.

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

Isto significa que devem ser identificados os aspectos de seu negócio que impactam o meio ambiente e compreender a legislação ambiental relevante à sua situação. O próximo passo é preparar objetivos para melhoria e um programa de gestão para atingi-los, com análises críticas regulares para melhoria contínua.

Impactos ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com pressão para minimizar esse impacto oriundo de uma série de fontes: autoridades governamentais locais e nacionais, reguladores, associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas, tais como consumidores, organizações ambientais e não governamentais de minorias (ONGs), universidades e vizinhos.

Então, a ISO 14001 é relevante para todas as organizações, incluindo desde:

• Sites únicos até grandes companhias multinacionais

• Companhias de alto risco até organizações de serviço de baixo risco

• Indústrias de manufatura, de processo e de serviço; incluindo governos locais

• Todos os setores da indústria incluindo setores públicos e privados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com