TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE DEFINIÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL PELA ISO 1400

Exames: RELATORIO DE DEFINIÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL PELA ISO 1400. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório com a definição de Gestão Ambiental segundo a Norma ISO 14000

A Gestão Ambiental visa o manejo ambiental, ou seja, que se preocupa com o modo de como a organização faz para minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causados pelas suas atividades.

Possui um sistema global, que acompanha rigorosamente as etapas e os procedimentos dos processos e recursos, atividades de planejamento, se estão sendo responsáveis, as práticas, para, enfim, poder desenvolver programar, atingir, analisar criticamente e garantir o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade de vida. E com isso, muitas empresas dos mais variados países, têm investido na busca de um certificado de qualidade ISO.

Assim como as normas ISO 9000, as normas ISO 14000 também oferecem a execução prática de seus critérios. Entretanto, devem refletir o pretendido na Planificação ambiental, que inclui decisões que favoreçam a prevenção de impactos ambientais, tais como, contaminações de solo, água, ar, flora e fauna, além de processos significativos em termos de meio ambiente.

A norma ISO 14001 estabelece um sistema de gestão ambiental (SGA) e, mesmo com muitas críticas, sua adoção tem aumentado. Inclusive, já existem mais de 250 mil certificados no mundo. E com trabalhos de exemplificação de empresas, com a adoção do certificado, foi possível concluir que utilizar corretamente a ISO 14001 é muito importante para o desenvolvimento sustentável ao permitir o estabelecimento de um SGA, ao auxiliar na área de legislações ambientais, entre outros. O objetivo geral da ISSO 14000 é melhorar e padronizar a qualidade de produtos e serviços de empresas do mundo todo.

A diretriz 14000 determina os elementos de um SGA e ainda oferece ajuda para o seu desenvolvimento. Também ajuda as organizações que estão iniciando o processo do Sistema de Gestão Ambiental. Tais sistemas são importantíssimos para uma organização em atender antecipadamente a expectativa em relação o desenvolvimento ambiental para assegurar os requerimento nacionais e internacionais. Ela pode ser usada por organizações de qualquer tamanho, inclusive as Pequenas e Médias Empresas, que vem ganhando espaço em meios governamentais e empresariais. Também oferece diretrizes para o desenvolvimento e a realização de princípios e sistemas de gestão ambiental, que inclusive podem ser aplicadas a qualquer organização, independentemente do tamanho, ou nível de desenvolvimento. Desde que estejam dispostas a desenvolver, a efetivar e a aprimorar o SGA.

O SGA segue um método básico de uma organização que adquiri princípios que foque no que realmente precise ser feito, rever e aperfeiçoar continuamente seu sistema de gestão ambiental, desenvolver os mecanismos necessários para o alcance de seus objetivos e metas.

Com isto em mente, o SGA é mais visto com um método de organização, que visa fornecer orientação mais precisa, quando se trata de atividades de uma organização.

No entanto, para uma melhor organização e desenvolvimento em termos de melhorias ambientais, é necessário que todos os membros da organização, assumam a responsabilidade apresentem um caráter exemplificativo, para que não haja problemas futuros, tanto na organização como no meio ambiente.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com