TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Tempo Takt

Pesquisas Acadêmicas: Importância Do Tempo Takt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

A importância do tempo takt

Um dos marcos mais importantes da transição lean é quando a empresa começa a utilizar o conceito de tempo takt (tempo disponível para a produção dividido pela demanda) como referência central para a operação. Mas nossa experiência mostra que são raras tais empresas. Por que isto acontece?

A primeira pergunta do nosso manual "Aprendendo a Enxergar", de Rother e Shook, é exatamente "qual é o tempo takt?". A resposta muitas vezes não é difícil de ser formulada tecnicamente, mas a compreensão do significado do takt e sua utilização como referência são menos freqüentes.

Como define o Léxico Lean, "o objetivo do tempo takt é alinhar a produção à demanda, com precisão, fornecendo um ritmo ao sistema de produção. É a batida do coração do sistema lean" (pág 79). É essencial para o nivelamento da produção e a implementação de programação e controle da produção. Ele define o ritmo esperado e assim permite a identificação clara de atrasos, sempre orientado pela lógica da demanda, com a conseqüente necessidade de respostas rápidas para corrigi-los.

Entretanto, na maior parte das empresas, há uma tendência comum de utilização dos indicadores tradicionais de volume como peças por hora ou outras indicações de output/tempo. Quando sugerimos inverter a equação e operar usando o takt, parece haver alguma resistência.

Mas qual é a diferença entre dizer, por exemplo, 1.600 itens por dia (em 2 turnos) ou então dizer 36 segundos por item (turno de 8 horas = 28.800 segundos divididos por 800 itens por turno)?

O tempo takt traduz a necessidade quantitativa das compras dos cliente e pode ser comparado facilmente aos tempos de ciclos das diversas operações. Isso possibilita estabelecermos, em diferentes etapas de fabricação, ritmos equivalentes, o mais próximo possível do takt. A referência de tempo é então relacionada aos conteúdos de trabalho de cada pessoa/equipe, permitindo identificar anomalias como atrasos.

Desse modo, passamos a entender que o cliente está comprando um produto a cada 36 segundos e que, portanto, devemos operar o sistema produtivo de modo a atender a esta demanda.

Relato abaixo as dificuldades mais comuns na utilização do takt como referência operacional chave:

1. "Já tenho um indicador de desempenho medido em output/tempo e não quero mudar".

Esse conceito de produtividade está ligado à tradição dominante da engenharia industrial, cujo objetivo é maximizar os resultados em um dado período de tempo, muitas vezes independentemente da demanda real. Sabemos que o simples aumento da velocidade de um processo não implica necessariamente a otimização do todo e que a eficiência medida pelos métodos tradicionais pode, na verdade, causar superprodução.

2. "Minha demanda é muito instável e não tem sentido aplicar este conceito".

Em verdade, o takt é um tempo que não pode variar a toda hora e nem todo o dia. Eventuais acentuadas flutuações da demanda podem ser ajustadas por meio da alteração do número de horas trabalhadas e por supermercados, sem prejudicar a utilização do takt. Um ajuste do takt pode ser necessário, mas em intervalos de tempo maiores.

3. "Meus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com