TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação, Sistemas De Informação E Decisão Estratégica

Trabalho Universitário: Informação, Sistemas De Informação E Decisão Estratégica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 3

Apesar da importância dos sistemas de informação no apoio a decisões estratégicas, os resultados obtidos no uso da informação nos processos decisórios não têm sido satisfatórios. Pesquisas indicam que existem problemas na forma com que os usuários percebem e utilizam a informação. Como destacam Gonçalves Júnior e Leitão (1996) abordando os sistemas de informação “a capacidade desses sistemas em atender às necessidades de informação da alta gerência no apoio às decisões de natureza estratégicas são deficientes”.

Uma das prováveis causas das limitações existentes nos sistemas de informação pode ser creditada a visão unipolar da informação por parte dos acadêmicos responsáveis por desenvolver as metodologias de análise estruturada de sistemas. A ênfase à integridade e acurácia da informação é a linha condutora predominante ou, até mesmo, única nas pesquisas.

Mckenney e Keen (1974) apontam diferenças nas formas de pensar e na personalidade de pesquisadores e dos usuários da informação. A diferença cultural nos estilos de pensar e resolver problemas de cientistas e gerentes, tendo estes últimos um modelo não racional-objetivo com percepções e escalas de valores particulares, pode explicar a construção de um modelo de sistemas de informação não adequado às exigências requeridas. Segundo os autores, estas diferenças ocasionariam um gap onde é possível explicar as limitações existentes nos sistemas de informação para uso em decisões estratégicas.

A formação dos profissionais de informática é questionada por Gonçalves Júnior e Leitão (1996), visto que “há pouca ênfase nas matérias indutoras a uma maior compreensão da natureza dos fenômenos ligados aos sistemas e a informação, em benefício das de cunho técnico”.

Neste sentido, as atuais metodologias de análise estruturada são deficientes pois não conseguem oferecer técnicas e modelos adequados para incorporar nos sistemas a dimensão do entendimento da informação. A busca por clareza, precisão e confiabilidade direcionam toda a construção de aplicações com base apenas na acurácia, trazendo como conseqüência o desequilíbrio no sentido amplo do que é a informação.

Gonçalves Júnior e Leitão (1996) sugerem que o papel da informação e da informática sejam repensados, aproximando-a de um novo conceito de decisão estratégica. A crítica fundamental à maioria dos sistemas de informação para apoio à decisão existente é a sua construção com base em um processo linear de causa-efeito e funcionalista seguindo um raciocínio analítico. Aspectos como fenômenos cognitivos e afetivos inerentes ao decisor e presentes no processo decisório são ignorados nas atuais metodologias de desenvolvimento de sistemas de informação.

Conforme destacam os autores: “… é a preocupação com a individualidade dos decisores que propiciará o maior ajustamento da informação aos grupos de usuários.”.

Nesta linha de pesquisa, Gonçalves Júnior e Leitão (1996) conceituam a decisão estratégica como um processo não linear, não programável, fundamentalmente qualitativo e multidimensional. A idéia do multidimensional é que a decisão é fruto de uma rede de relações entre diversos fatores influenciadores do processo e a informação deve ser entendida com um destes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com