TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação Tecnológica No Brasil

Exames: Inovação Tecnológica No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

Inovação Tecnológica no Brasil

O Brasil é um celeiro em termos de conhecimento, muitos artigos científicos ganham o mundo, mas infelizmente as pesquisas não chegam o mercado por falta de inovação, nosso país é pouco motivado em inovação, ou seja, temos conhecimento, mas não temos inovação. Um Exemplo claro é que no Brasil demora cerca de 10 anos para conseguir uma patente no INPI [Instituto Nacional da Propriedade Industrial], em outros Países esta burocracia é mais rápida, e o que descobrimos aqui primeiro, perdemos para outro que descobriram depois, mas a Papelada foi mais rápida.

Consultor internacional e pesquisador da área de transferência e comercialização de tecnologia, Robert Sherwood, afirmou em uma entrevista para à Agência FAPESP, que a ciência produzida no Brasil tem alta qualidade, mas não resulta em produtos comerciais com freqüência por não atrair investidores privados globais. E o que afasta esses investimentos é a fragilidade do sistema brasileiro de propriedade intelectual.

O Brasil investe cerca de 1,09% do Produto Interno Bruto (PIB) (dados de 2008) em ciência e tecnologia, o equivalente a R$ 23 bilhões. Desse total, 54% vieram de fontes públicas e 46% do setor privado. Apesar de esse valor superar o de países como a Rússia, África do Sul, Índia e Chile, entre outros, ainda está abaixo de países como Espanha, China ou Portugal. Há um desafio não só em intensificar, mas também em melhorar esse indice.Nos Estados Unidos e Alemanha o investimento é de cerca de 2% e países como Japão, Coreia do Sul e Suécia investem mais de 2,5%.

"Entretanto, nesses países as empresas não enfrentam as graves restrições que as empresas brasileiras precisam encarar", disse Brito Cruz. Diretor científico da FAPESP, Segundo ele, as três principais restrições são o custo tributário gigantesco, o custo dos juros e de um câmbio anômalo - vale mais a pena investir em aplicações que em pesquisa.

"Não se trata de dizer que as empresas brasileiras não sabem ou não querem investir em pesquisa. O que ocorre é que elas não conseguem, porque o peso dessas restrições é muito grande. O ambiente é hostil, afirmou.

Os três mecanismos básicos de apoio à inovação, que tornariam os produtos e serviços produzidos por empresas no Brasil mais competitivos, já foram criados no País - os incentivos fiscais, a subvenção econômica e as compras públicas que beneficiam tecnologias desenvolvidas aqui. Infelismente é mais barato importar tecnologia do que compra aqui, um exemplo claro é que importamos aço da alemanha porque é mais barato do que o nacional.

As políticas para pesquisa no Brasil precisam se adaptar à evolução do país. Tem sido a mesma política há tempo demais, ou seja, está sendo feita de modo a buscar muito recurso para pesquisa, mas está se buscando pouco melhorar a qualidade de aplicação desses investimentos. É preciso uma política diferente e mais eficaz

Mecanismos para financiar a inovação existem, mas que é preciso fazer uma gestão conjunta do sistema de inovação brasileiro, articular os órgãos de governo, entre outras medidas. Sem isso, vamos continuar discursando sobre inovação, mas, na hora de agir, continuaremos só a falar.

Em 2007 dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que o Brasil foi responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com