TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insegurança Pública

Exames: Insegurança Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

1) Explique, usando o enfoque sistêmico, as principais variáveis que produzem a violência na sociedade brasileira.

Umas das principais variáveis, esta na má formação dos policiais que usam de violência com a sociedade, na maioria das vezes, por problemas pessoais, por exemplo: querer ser mais do que a outra corporação, o que acaba nos trazendo mais, falta de segurança, vinda dos próprios policiais que seria para nos proteger, mas acabam gerando mais violência com a rivalidade entre si.

2) Explique, usando o enfoque sistêmico, a violência da polícia em relação à população.

A polícia foi Criada com um dos principais intuitos, o de reprimir escravos fugitivos e posteriormente aqueles que se opunham as ordem e lideranças, como: donos de cafezais, senzalas. Nos dias de Hoje em Todo o mundo vemos como a banalidade tem sido presente, a vida tem aos poucos perdido sua essência e valor, presenciamos através da mídia cada dia mais os valores morais sendo dissipados através de atos de intolerância, a diversidade de opiniões e conceitos; em meio a tantas frustrações e sabendo que o estado é o único detentor do poder, o único legitimado a fazer uso da força e da violência, Os policiais sendo os “representantes” e executores da Lei, as vezes interpretam ela de uma maneira que reza apenas Obrigações e deveres, outorgam um autoritarismo esquecendo-se que todo Cidadão,e amparado pela lei e a mesma lhes garante Inúmeros Direitos e não apenas Deveres; que o verdadeiro culpado pela criminalidade, violência e tantas outras mazelas é nosso sistema que é mal planejado

3) Em sua opinião, quais são as desvantagens de haver duas corporações, na mesma base geográfica, responsáveis pela segurança pública? Há alguma vantagem?

As grandes desvantagens são:

• O custo de duas organizações, especialmente o custo do grande número de chefes.

• Falta de definição de responsabilidade pela segurança do cidadão, devido à falta da figura do chefe de polícia.

• Competição entre as duas organizações, com dispêndio de energia que deveria estar concentrada no atendimento da população.

• Duplicação de todos os sistemas operacionais e de apoio.

Não há nenhuma vantagem significativa que supere todas essas desvantagens.

4) Há alguma vantagem na existência de uma corporação militar cuidando da segurança pública? Quais são as desvantagens?

Em minha opinião, O militar passa uma imagem de rigor, de cumprimento da lei, autoridade constituída e treinada; empregam um respeito maior que o civil, assimilamos imediatamente a: treinamentos, guerra, táticas, etc. Mais acredito que esse é o maior dos problemas rcom essa corporação, empregam o medo e o autoritarismo; creio que todas as corporações e instituições militares deveriam ser subordinadas imediatas do exercito.

5) Você acha que seria possível haver, no Brasil, polícias municipais como há nos Estados Unidos, com chefes eleitos pela população? Qual sua opinião a respeito do argumento de que “o povo brasileiro não estar pré-parado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com