TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e gestão pu blica

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.004 Palavras (17 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 17

Ética e gestão das políticas públicas para a pessoa idosa

By Raphael2013 | Studymode.com


PRÉ – PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO:

ÉTICA E GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESSOA IDOSA, NO MUNICÍPIO DE CARIACICA; ÊNFASE NO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO.

Lindomar Gonçalves Rafael

LINHA DE PESQUISA

Ética e Gestão

JUSTIFICATIVA

A inserção na temática “ÉTICA E GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOA IDOSA, NO MUNICIPIO DE CARIACICA”, emergiu a partir de ações social e pastoral, como Presbítero, no território que compõe a Paróquia Bom Pastor de Campo Grande.

As visitas aos domicílios dos familiares dos idosos possibilitam ouvir depoimentos acerca da participação, do envolvimento e também das dificuldades que encontram de inserirem no universo de atividades e ações desenvolvidas pelas políticas públicas.

Especificar e detalhar a Modalidade de Política Pública que se encontra voltada para a pessoa Idosa e a sua aplicação na realidade de conjuntura local.

Pretendo conhecer instituições que desenvolvem projetos e obtém resultados qualitativos na realização e aplicação das políticas voltadas para a pessoa Idosa.

Demonstrar com clareza as necessidades e os campos onde ainda se pode investir recursos e desenvolver projetos e meios que venham de encontro ao desenvolvimento e cuidados com a pessoa idosa.

Finalmente, considerando a relevância desta temática, na área da Política Pública para o Idoso, espera-se que esta pesquisa possa atingir seu foco acadêmico. Demonstrar com clareza a necessidade e a essência de ações que possam melhorar a qualidade de vida do idoso, fazendo bom uso dos instrumentos legais e meios que se encontram disponíveisno universo da organização social e política.

RELEVÂNCIA SOCIAL OU CIENTÍFICA DA PESQUISA PROPOSTA

- PROBLEMATIZAÇÃO

Como a Ética na Gestão da política pública poderá, fundamentada na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso, garantir aos Idosos seus direitos sociais como saúde, moradia, lazer, segurança, transporte, atendimento preferencial, previdência social entre outros necessários e essenciais?

OBJETIVO GERAL

Investigar as contribuições da Ética, na Gestão das Políticas Públicas e apresentar dados que demonstrem, por parte dos idosos e ou responsáveis, conhecimento e participação nas políticas públicas disponíveis para o determinado grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as políticas públicas e o estatuto do idoso para desenvolver um projeto claro e em harmonia com as necessidades básicas deste grupo específico.

Contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos idosos da cidade de Cariacica.

Conhecer o contexto de vida e os desafios encontrados e enfrentados pela população idosa.

Estudar as relações do idoso com familiares e com as políticas a eles disponibilizadas.

Apresentar um diagnóstico da realidade do idoso de Cariacica e uma proposta clara de ações que colaborará com sua qualidade de vida, estabelecidas pelas políticas publicas em consonância com o Estatuto do Idoso.

REFERENCIAL TEÓRICO

A World Health Organization (2002), apresenta dados surpreendentes. Em todo o mundo, o número de pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos tem crescido rapidamente. No final do século passado, eram estimados 590 milhões de indivíduosnessa faixa etária, sendo projetado para 2025 o montante de um bilhão e duzentos milhões, atingindo dois bilhões em 2050. Neste ano, pela primeira vez na história da humanidade, as pessoas idosas superarão as crianças com idade entre zero e quatorze anos, correspondendo, respectivamente, a 22,1% e 19,6%.

O Brasil é um país que vem envelhecendo a um ritmo acelerado. Segundo o autor Veras (2003), no início do século XX, um brasileiro vivia em média 33 anos, atualmente sua expectativa de vida ao nascer é de 68 anos. Segundo Veras, o número de idosos no Brasil saltou de dois milhões em 1950 para seis milhões em 1975 e, para quinze virgula quatro milhões em 2002. A estimativa para 2020 é de que a população idosa brasileira alcance o numero de trinta e dois milhões.

Para Minayo (2000), tal mudança demográfica se deve a vários fatores: o controle de muitas doenças infecto-contagiosas e potencialmente fatais, sobretudo a partir da descoberta dos antibióticos, dos imunobiológicos e das políticas de vacinação em massa; diminuição das taxas de fecundidade; queda da mortalidade infantil, graças à ampliação de redes de abastecimento de água e esgoto e da cobertura da atenção básica à saúde; acelerada urbanização e mudanças nos processos produtivos, de organização do trabalho e da vida, alem de diversas outras atividades e cuidados voltados para o bem estar e o cuidado com a saúde do idoso.

No Brasil, a criação, o aperfeiçoamento e aplicação das políticas públicas voltadas para os idosos, tem interferido diretamente nas melhorias já percebidas e aberto debates em tornodos passos que ainda podem ser dados para dar ainda mais qualidade a presença e participação do idoso no desenvolvimento da sociedade. Com a Constituição de 1988, os Municípios adquirem a autonomia política, através da elaboração de sua própria lei orgânica e demais leis. Ampliam sua competência em áreas importantes como política urbana e transportes coletivos.

Atualmente,o idoso é assumido pela sociedade como detentor de conhecimento, experiência e visão ampla do mundo, tendo condições de participar no mercado de trabalho, contribuindo com sua experiência e conhecimento acumulados ao longo dos anos. Não é só o jovem que produz e consome, o idoso pode exercer atividades produtivas e, se tiver recursos, também vai consumir. A maioria dos idosos não tem limitações, nem sua vida é negativa e dependente. Uma pessoa idosa possui experiência, conhecimento e saber que um jovem não tem; mas este possui a força e a vitalidade de que o velho carece. Se a sociedade valorizar unicamente o vigor físico, o idoso fica em desvantagem. O importante numa sociedade democrática e pluralista é respeitar a condição do idoso, sua experiência e conhecimento de vida, em equilíbrio com a capacidade de inovação, iniciativa e vitalidade do jovem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (468.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com