TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inspeção solo

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.937 Palavras (16 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Nove de Julho

ALEXANDRE GOMES

ALLAN ARTONE

DANILO BRANDÃO

DENER NEGRÃO

LEANDRO GAMA

RAIMUNDO LIMA

REGINALDO LÁZARO

WELISSON CRUZ

NÃO VERÁS PAÍS NENHUM

DESMATAMENTO

São Paulo

2012

ALEXANDRE GOMES

ALLAN ARTONE

DANILO BRANDÃO

DENER NEGRÃO

LEANDRO GAMA

RAIMUNDO LIMA

REGINALDO LÁZARO

WELISSON CRUZ

Não Verás País Nenhum

Desmatamento

Seminário sobre a temática de desmatamento, entre o livro “Não Verás Pais Nenhum" e sua relação com a realidade histórica e atual do desmatamento brasileiro.

Orientadora: Prof. Chafiha

Universidade Nove de Julho

São Paulo – 2012

Sumário

 RESUMO        4

 INTRODUÇÃO        5

1. PRIMEIROS REGISTROS        6

1.1. HISTÓRIA DO DESMATAMENTO        6

2. CAUSAS        7

2.1. CRESCIMENTO POPULACIONAL        7

2.2. DESENVOLVIMENTO ECONOMICO         7

2.3. CRESCIMENTO DA DEMANDA ENERGÉTICA        8

2.4. AGRONEGÓCIO        9

2.5. EXPLORAÇÃO MADEIREIRA E QUEIMADA        9

2.6. MINERAÇÃO        10

3. EVOLUÇÃO        11

4. PREVISÕES        12

5. RELAÇÃO ENTRE LIVRO E REALIDADE        13

6. PROPOSTA        16


RESUMO

A historia do desmatamento se inicia por volta de 15 mil anos atras, a partir de seu inicio  era utilizado apenas para construção de espaços e limpeza de área para agricultura e criação de animais. Com o inicio do Mercantilismo e o descobrimento do Brasil, este foco passou a ser comercial e extrativista para envio de produtos a Europa, a exemplo do Pau Brasil, madeira muito cobiçada para utilização em tigimentos.

Com o processo migratório iniciado no Brasil a parte da década de 64, o desmatamento brasileiro passou a ser mais acentuado sem até o momento ocorrer muitas alterações. Mas, com o crescimento populacional e o desenvolvimento econômico, a utilização dessas áreas passou a ser mais acentuada para utilização com mineiradoras, construção de instalações de produção energética, queimadas para limpeza de área exploração do agronegocio  e  para exploração madeireira. Reduzindo apenas a taxa a após 1995 e variando conforme incentivos econômicos, recessões, e planos de prevenção e controle de desmatamento.

Com previsões nada otimistas, a tendência é de continuidade com pouca alteração, mesmo que com projetos de preservação.

O livro Não Verás Pais Nenhum, procura relacionar em sua época as mudanças ambientais catastróficas que afligem os brasileiros na cidade de São Paulo, o que não é muito diferente do que ocorre nos dias atuais, assim prevendo que o futuro não será aprazível e sim sofrível, a não ser que haja atitude serias da população como um todo para que os problemas sejam resolvidos.


INTRODUÇÃO

Com o objetivo, relacionar a realidade do desmatamento brasileiro com a ficção apresentada pelo livro “Não Verás Pais Nenhum” de Ignácio de Loyola Brandão, a partir de pesquisas em livros, conteúdos dinâmicos de internet, produções acadêmicas e artigos de jornais e revistas, os alunos poderão entender em qual ponto se iniciou o desmatamento no Brasileiro, suas causas, evolução e com isso poderão prever e sugerir a posição em que o Brasil estará no futuro em relação ao desmatamento de sua flora e fauna, e entender as passagens em que o livro tema introduz o leitor nos problemas antes vistos pelo autor.

Para obter conhecimento sobre o tema desmatamento, foi necessário à leitura do livro tema e relacioná-lo com o surgimento dos primeiros registros da devastação da flora, causas que levaram o ser humano a praticar tal ato e como essas atitudes se sucederam através dos anos, as ocorrências na situação atual, previsões futuras de desmatamento feitas a partir do estudo tanto do livro tema quanto das pesquisas efetuadas e como estarão às florestas, se ainda assim, forem negligenciados os fatos, relacionados à obra tema com a atualidade, e sugestionar propostas que podem melhorar situação tanto atual quanto a futura.

  1. PRIMEIROS REGISTROS
  1. HISTÓRIA DO DESMATAMENTO

O desmatamento de áreas naturais acompanha a historia da humanidade desde o surgimento da agricultura e a pecuária, acerca de 10 ou 15 mil anos. Devido ao crescimento populacional, maiores áreas de florestas tiveram que ser desmatadas não somente para produção de alimentos, mas também para produção de espaços utilizados em moradia, áreas de proteção humana e animais de abate, produção de armas ou cultos religiosos, estradas, guerras e etc.

Com o início do Mercantilismo, o foco dos desmatamentos mudou, sendo não somente utilizado para produção local, mas também para exportações, sendo o principal destino a Europa.

Com a descoberta da América do Sul, o desmatamento florestal correu principalmente para a produção extrativista com envio de produtos a Europa como ouro, prata, minérios, madeira, animais, e para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, construção de cidades e portos, garantindo assim domínio terrestre pelas potencias dominantes da época, Portugal, Espanha e Inglaterra.

O exemplo do Brasil, por volta de 1500 em seu descobrimento, a Mata Atlântica e a Amazônia passaram a ser desmatada para a agricultura, produção de madeira para moveis e subprodutos, extração de minérios e para construção de povoados. Um dos principais produtos extraídos era o Pau Brasil, esta uma árvore símbolo, foi muito utilizada para produção de pigmentos para tingir de tecidos, devido a sua cor avermelhada e tinha alto valor de mercado junto com o café e cana de açúcar na Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (348 Kb)   docx (137.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com