TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalacao Eletrica

Exames: Instalacao Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Uma lâmpada comandada por um interruptor

A instalação de uma lâmpada fluorescente de 127 V/15 W, comandada por um único ponto é feita por meio de um interruptor simples, de apenas uma tecla. O condutor N segue direto para um dos terminais da lâmpada. O condutor R segue até o interruptor. Este fio é o condutor que retorna da lâmpada ao interruptor. Este circuito não necessita de fio terra, mas a inclusão do PE no eletroduto permite que ele seja utilizado para aterrar a carcaça metálica de uma luminária instalada no lugar da lâmpada.

Duas lâmpadas e um interruptor

A instalação de duas lâmpadas comandadas por um interruptor simples segue o mesmo esquema de uma lâmpada. O condutor R segue até o interruptor e o N segue direto para um dos terminais de cada lâmpada. Nesse caso há dois retornos das lâmpadas ao interruptor. A ligação dos pontos de luz deve ser feita em paralelo e não em série.

Uma lâmpada e dois interruptores

A instalação de um ponto de luz com dois pontos de comando é o circuito com interruptor paralelo. Este tipo de interruptor possui três polos: o polo central é o terminal comum e os polos extremos são os terminais que abrem e fecham o contato de forma não simultânea. Nesse caso, o N segue para um dos terminas da lâmpada. O R segue até o polo central do primeiro interruptor. Os retornos ligam as extremidades dos dois interruptores paralelos e ligam o polo central do segundo interruptor ao outro terminal da lâmpada.

Quadro de distribuição

O quadro de distribuição deve ser feito com materiais de primeira qualidade, pois o quadro de distribuição é o coração da eletricidade de uma casa, ele recebe os dois condutores fases, o neutro e o terra. E dele saem todas as ligações prastomadas, interruptores e lâmpadas. O quadro tem que ter uma tampa interna e não pode ter nenhuma parte de madeira. Deve ficar desobstruído e não pode ser instalado nos banheiros, já que não pode ser molhado, e também longe dos botijões de gás.

Quadro de distribuição

O quadro de distribuição também deve ter:

• Um disjuntor geral, que recebe os dois fios fase.

• Um barramento neutro, que recebe o fio neutro.

• E o barramento de proteção, que recebe o fio terra e distribui os fios de proteção para toda a casa.

Fios fase e neutro no poste de entrada.

Ferramentas

Óculos, alicate, alicate decapador, chave de fenda com haste isolada, dois interruptores paralelos, fios condutores (sendo vermelho para a fase, amarelo para retorno da lâmpada e branco para retorno dos interruptores) e fita isolante.

Referencias: http://casabemfeita.com/instalacoes-eletricas-fiacao-e-aparelhos/

http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com