TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação elétrica

Tese: Instalação elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Instalações Elétricas

O projeto completo de uma construção não se restringe apenas a Planta Baixa,

Cortes, Fachada, Diagrama de Coberta, Planta de Situação (arquitetura). Deve ser integrado também pelo Projeto Elétrico e Hidrossanitário.

Portanto o presente capítulo, entre outros objetivos pretende apresentar

as Instalações Elétricas de uma edificação, as quantificações e dimensionamentosdos pontos de utilização de energia elétrica, levando em consideração todos os aspectos técnicos e as normas vigentes, garantindo aos usuários conforto, bem estar e segurança.

Normas Técnicas:

Os equipamento e serviços a serem fornecidos deverão estar de acordo com as normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas e normas da Concessionaria de Energia Elétrica:

• NBR 11301 – ABNT – Cálculo de capacidade condução de corrente de cabos isolados em regime permanente (fator de carga 100%) – procedimento

• NBR 5413 – Iluminação de interiores – procedimento

• NBR 6151 – ABNT – Classificação de equipamentos elétricos e Eletrônicos quanto a proteção contra choques elétricos- Classificação

• NBR 5410 – Instalações elétrica em baixa tensão

O projeto foi elaborado considerando a relação de normas acima, porém a instaladora/construtora responsável pela execução dos serviços, deve efetuar verificação criteriosa sobre novas normas ou alterações de normas que tenham entrado em vigor.

Descrição do sistema

Níveis de Baixa Tensão

127 V (monofásica) – Luminárias e Tomadas de Uso Geral

220 V (bifásica ou trifásico) – ar condicionado

Centro de Distribuição e Disjuntores

O CD será de embutir ou de sobrepor, deverão conter barramento de cobre para as três fases, neutro e terra. Os barramentos poderão ser do tipo espinha de peixe ou tipo pente, respeitando sempre as características de corrente nominal geral do quadro. Deverão ter grau de mínimo IP-40. Poderão ser metálicos ou de PVC. Deverão possuir espelho para a fixação da identificação dos circuitos e proteção do usuário.

Os disjuntores usados deverão ser do tipo termomagnético junto com Interruptor Diferencial Residual, com curva característica tipo “C”, tensão nominal máxima de 440V, corrente máxima de interrupção de pelo menos 10kA, corrente nominal de acordo com os quadros de carga, verificar o nível de curto.

Os equipamentos elétricos como chuveiro, a serem instalados deverão ter sua resistência interna blindada para evitar fugas indesejadas a terra o que ocasionaria a abertura do dispositivo DR

Tomadas

Para a alimentação dos equipamentos elétricos de uso geral foram previstas tomadas de força do tipo 2P+T.

Para a alimentação dos equipamentos de alta potência foram previstos circuitos exclusivos, sendo que suas tomadas serão do tipo 2P+T.

Todas as tomadas deverão ser conforme as normas NBR e possuir certificação de produto.

Interruptores

Os interruptores deverão ter as seguintes características nominais: 10A/127V e estarem de acordo com as normas brasileiras. Serão dos tipos: simples, triplo e paralelo

Eletrodutos

Os eletrodutos quando aparente na subestação serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com