TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação E Configuração De Domínios, Usuários, Arquivos

Casos: Instalação E Configuração De Domínios, Usuários, Arquivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 03 – Gerenciamento de Memória:

Uma das maiores preocupações dos projetistas foi desenvolver sistemas operacionais que nãos ocupassem muito espaço na memória e ao mesmo tempo otimizassem a utilização dos recursos computacionais, atualmente com a redução de custos e consequente aumento da capacidade da memória principal, seu gerenciamento é um dos fatores mais importantes no projeto de um sistema operacional.

1.1 Técnica de Gerenciamento de Memória:

Alocação Contigua Simples: neste tipo de organização a memória principal é subdividida em duas áreas uma para o sistema operacional e outra para o usuário, desta forma o programador deve desenvolver suas aplicações preocupado apenas em não ultrapassar o espaço de memória disponível, ou seja a diferença entre o tamanho total da memória principal e a área ocupada pelo sistema operacional.

Técnica de Overlay: o programa é dividido em modulo, de forma que seja possível a execução independente de cada modulo utilizando uma mesma área de memória, esta técnica tem a vantagem de permitir ao programador expandir os limites da memória principal. As definições das áreas de overlay é função do programador, onde através de comados específicos da linguagem de programação utilizada.

Alocação Particionada Estática: nos primeiros sistemas mutiprogramáveis, sempre que fosse necessário a alteração do tamanho de uma partição, o sistema deveria ser desativado e reiniciado com uma nova configuração.

Alocação Particionada Dinâmica: neste sistema foi eliminado o conceito partições de tamanho fixo, neste esquema cada programa utiliza o espaço necessário tornando essa área sua partição, desta forma o problema de fragmentação não ocorre.

Estratégia de Alocação de Partição: nesta estratégia tende a evitar ou diminuir o problema da fragmentação externa.

Best-fit: a melhor partição é escolhida, ou seja, aquela em que o programa deixa o menor espaço sem utilização, como é alocada a partição que deixa a menor área livre, a tendência é que cada vez mais a memória fique com pequenas áreas não-contiguas aumentando o problema da fragmentação.

Worst-fit: a pior partição é escolhida, ou seja, aquela em que o programa deixa o maior espaço sem utilização e apesar de utilizar as maiores partições esta técnica deixa espaço livres maiores que permite a uma maior número de programas utilizarem a memória diminuindo o problema da fragmentação.

Swapping: introduzida para controlar o problema da insuficiência de memória principal, esta técnica é aplicada a gerencia de memória para programas que esperam por memória livre para serem executados. Nesta situação o sistema escolhe um processo residente que é transferido da memória principal para a memória secundaria (swap out), posteriormente o processo é carregado de volta a memória secundaria para a memória principal (swap in) e pode continuar sua execução como se nada estivesse ocorrido. Para esta técnica seja implementada é necessário que o sistema ofereça um loader que implemente a relocação dinâmica de programas.

1.2 Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual:

É uma técnica sofisticada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com