TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações Elétricas

Dissertações: Instalações Elétricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

5 perguntas e respostas sobre instalações elétricas

Q1 - Existe padronização para as cores dos fios e cabos de baixa tensão?

R - A resposta é sim. Os fios e cabos devem ser padronizados para que qualquer eletricista possa manusear o sistema sem perigo de levar um choque. A norma brasileira de instalações de baixa tensão (ABNT NBR 5410: 2004) prescreve o seguinte:

1)Condutor Neutro: para esse, deve ser usada a cor azul-claro na isolação do condutor isolado, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do unipolar;

2) Condutor de proteção (“fio terra”): deve ser usada a coloração dupla em verde e amarelo na isolação do condutor, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do unipolar. Caso não haja a coloração dupla, admite-se também a somente verde.

3) Condutor PEN (Proteção e Neutro): deve ser usada a cor azul-claro com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado, na veia do cabo multipolar ou na cobertura do unipolar;

4) Condutor de fase: Pode usar qualquer cor que não seja a de condutor neutro ou de proteção, e não é recomendado também o uso de coloração amarela, para que não haja confusão com a de proteção, que tem cor exclusiva.

Q2 – O que são condutos fechados e abertos?

R - O conduto, primeiramente, é um elemento de uma linha elétrica que tem a função de conter condutores elétricos. Quando fechados, podem ser de fábrica (Eletrodutos rígidos e flexíveis) ou apenas por colocação de tampa(eletrocalhas e canaletas). Os abertos dão acesso direto aos condutores, que são o leito ou a bandeja.

A bandeja e a eletrocalha são bem parecidas, em formato de U, mas a primeira é totalmente aberta, a segunda tem uma tampa deslizante.

É necessário uma atenção especial para um número máximo de condutores em um conduto, seja fechado ou aberto. Com tamanhos que variam entre 1,5 a 240 mm² na seção, os números variam de 2 a 5 condutores (fios).

Q3 – O que são disjuntores e como especificá-los?

R: Os disjuntores são equipamentos para proteger os condutores contra sobrecargas e curtos-circuitos. Os disjuntores que assumem esse perfil são os mais encontrados no perfil e são classificados como termomagnéticos. Há também os apenas térmicos, que evitam a sobrecarga, e os somente magnéticos, que evitam o curto-circuito.

Q4 - Afinal, eletricidade é mesmo perigosa para os seres humanos?

R- O que guia tudo o que o ser humano sente, é produzido, de uma forma ou de outra, por sinais elétricos. As mensagens são todas enviadas por sinapses nervosas, que são, basicamente, pequenas tensões e correntes elétricas. Os estímulos elétricos são, em sua maioria, fracos, imperceptíveis. Outros são mais fortes e causam pequenas queimaduras, frio, cortes e outros mais, mas para chamar a atenção, pelo fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com