TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações elétricas de baixa tensão.

Resenha: Instalações elétricas de baixa tensão.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  Resenha  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 3

A norma para instalações elétricas é a NBR 5410/2004 – Instalações elétricas de baixa tensão.

O serviço de distribuição comum é do tipo 4 fios onde temos 3 fases e 1 neutro (3F+N), geralmente 220V entre fases e 127V entre fase e neutro.

Conceito de Condutores:

Fase: Condutor onde há uma Tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de pontencial). Na linguagem de obra é o condutor que possui “carga”.

Neutro: Condutor que não possui Tensão (0V. Não está carregado.

Macete 01: O Neutro não deve ser chamado de “negativo”. Esse conceito é completamente errado.

Terra: Condutor de Proteção (PE) é um condutor ligado a hastes cravadas na terra e que acompanha todos os circuitos com a função de proteger os equipamentos ligados aos circuitos contra sobrecargas elétricas e os usuários contra possíveis choques elétricos.

Retorno: Nas instalações de iluminação é o condutor que liga o ponto de luz a tomada. Ao acionar a tomada fecha-se o circuito e a lâmpada acende.

Cores dos Condutores:

Fase: Outras cores que não sejam azul claro, verde ou verde-amarelo. Geralmente usa-se o vermelho.

Neutro: Azul claro ou branco

Terra: Verde ou verde-amarelo (mais comum)

Retorno: Preto

Condutores Elétricos e sua proteção

Os condutores elétricos mais utilizados nas instalações de baixa tensão são os chamados de condutores isolados. Eles são constituídos por um fio sólido ou por um conjunto de fios finos encordoados (cabo) de cobre, recobertos por um material isolante, geralmente o PVC (policloreto de vinila).

São caracterizados pela sua seção nominal (em mm2), também chamada de bitola. A seção nominal é da parte condutora propriamente dita, descontando o isolamento de PVC.

Seções Nominais

As seções nominais comerciais e normatizadas são as de #1,5mm2 – #2,5mm2 – #4,0mm2 – #6,0mm2 – #10,0mm2 – #16,0mm2 – #25,0mm2.

Cada seção corresponde a uma corrente chamada de “capacidade de condução de corrente do condutor” que é a maior corrente que pode circular por ele sem provocar o aquecimento excessivo do cobre e a destruição da isolação.

As correntes superiores à capacidade de condução são chamadas de sobrecorrentes e devem ser evitadas para não prejudicar o condutor isolado.

Essas são algumas das noções básicas de elétrica fundamentais para o dia-a-dia do eletricista. Ao longo de outros posts o conhecimento vai ser aprofundado.

Tipos de fios e Cabos Elétricos

Os fios são feitos de um único e espesso filamento, e por isso são rígidos.

Os cabos são feitos por diversos filamentos finos, o que lhes dá maleabilidade e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos.

Devem ser usados os Fios e Cabos de cobre de alta condutibilidade, tipo anti-chamas, com revestimento termoplástico e nível de isolamento para 750V e 1000V, salvo indicação em contrário do projeto executivo de elétrica.

* Cada fio ou cabo deve conter as seguintes informações gravadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com