TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação De Baixa Tensão

Exames: Instalação De Baixa Tensão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  423 Visualizações

1. INTRODUÇÃO

É imprescindível que o projetista saiba onde se situa a sua instalação dentro de um sistema elétrico mais complexo, a partir do gerador, até os pontos de utilização em baixa tensão. O sistema elétrico compreende em produção, transmissão e distribuição.

A geração industrial de energia elétrica pode ser realizada por meio do uso da energia potencial da água (geração hidrelétrica) ou utilizando a energia potencial dos combustíveis (geração termoelétrica).

Após ser gerada a energia elétrica é transportada até os centros consumidores. Para que seja economicamente viável, a tensão gerada nos geradores trifásicos de corrente alternada normalmente de 13,8 KV deve ser elevada a valores padronizados em função da potência a ser transmitida e das distâncias aos centros consumidores.

A distribuição é a parte do sistema elétrico já dentro dos centros de utilização (cidades, bairros, indústrias) e começa na subestação abaixadora, onde a tensão da linha de transmissão é baixada para valores padronizados nas redes de distribuição primária.

A parte final de um sistema elétrico é o transformador que abaixa a tensão para uma tensão de utilização de um sistema trifásico – 380/220V, 220/127V e sistema monofásico com tape – 220/110V.

As instalações elétricas de baixa tensão são regulamentadas pela norma NBR-5410, da ABNT, que estabelece de 1000 volts como o limite para a baixa tensão em corrente alternada e de 1500 volts para a corrente contínua. A frequência máxima de aplicação desta norma é de 400 Hz.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com