TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Artificial

Exames: Inteligencia Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este trabalho apresenta uma abordagem da Inteligência artificial nas decisões do diagnóstico medico e busca tomar decisões fundamentadas e aplicadas a partir de estudos científicos integrados a sistemas criados a partir de pesquisas realizadas em livros e do própria experiência dos profissionais na área da medicina .

INTRODUÇÃO

O Artigo aborda a Inteligência Artificial e os benefícios quando utilizados no apoio ao diagnostico médico. Clancy(1984-1998), Shortliffe(1984-1998). Segundo os pesquisadores Clancey e Shortliffe, em uma revisão sobre o tema em 1984, deram a seguinte definição à IAM: “Inteligência Artificial Médica” se preocupa primariamente com a construção de programas de IA que realizam diagnósticos e fazem recomendações terapêuticas.

Inicialmente o campo de pesquisa foi em grande parte nos E.U. A, os primeiros trabalhos realizados na área se deram em diversas universidades tais como o MIT, Pitttsburgh, a Tufts University, Rutgers e Stanford foram liderados pelo os pesquisadores Peter Szolovits, Edward Shortliffe e Randolph Miller.

O uso de I.A em sistemas que apoiam a decisão medica têm crescido substancialmente, esses sistemas podem apoiar também à atenção básica a saúde contribuindo para a redução de ocorrências de casos mais agudos e internações hospitalares que visam reduzir os custos com pacientes internados.

Com a evolução dos sistemas de IA e o avanço da medicina com novas técnicas, o sistema pode interagir diretamente com o prontuário eletrônico do paciente, Em circunstâncias menos aguda, o sistema pode analisar resultados de exames laboratoriais e prescrições de medicamentos, e enviar lembretes de avisos por msg ou e-mail, desta forma o médico terá o diagnostico em tempo hábil a qualquer hora do dia ou da noite.

Atualmente, existem várias pesquisas voltada a aplicação da inteligência artificial na área médica com mais frequência através dos sistemas de apoio à decisão médica. Apesar disso, estes sistemas ainda não estão sendo utilizados de forma rotineira. Existem várias justificativas: necessidade prévia de um sistema informatizado de registros médicos; programas com interface não amigável entre o usuário e o sistema; excessiva perda de tempo no fornecimento dos dados iniciais do paciente contrastando com a necessidade de respostas rápidas nos ambientes médicos. Westphal(2003).

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A tomada de decisão em diagnostico medico e uma ferramenta hoje utilizada para auxiliar varias pesquisas , trazer resultados em diagnósticos médicos com uma precisão total do problema do paciente.

Segundo fonte (http://sites.ffclrp.usp.br/ceib/texto4.php)Os sistemas especialistas, ou baseados em conhecimento, são o tipo mais comum de sistemas de IAM em uso rotineiro na clínica. Eles contêm conhecimento médico, normalmente acerca de uma tarefa definida muito especificamente, e são capazes de raciocinar com dados de pacientes individuais e produzir conclusões racionais.

Este outro fonte( http://www.oficinadanet.com.br/artigo/ciencia/o-que-e-inteligencia-artificial#ixzz2kSOQGpBq) da um exemplo de programas de diagnóstico medico baseados na analise probabilística foram capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com