TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Artificial

Artigos Científicos: Inteligencia Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  2.235 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina Inteligência. O que é um comportamento inteligente de uma máquina?

Resposta - Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Uma máquina com um comportamento inteligente consiste em dispositivos computacionais de obterem uma capacidade racional equivalente a do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.

2. Em que consiste um Agente Inteligente? Ilustres duas aplicações para esse tipo de agente.

Resposta - É o agente que coleta percepções do ambiente por meio de sensores, tomando decisões para transformá-las em ações sobre esse ambiente por intermédio de atuadores. Hoje, a internet conta com diversas iniciativas que utilizam agentes, desde sites que comparam preços de produtos para compra até mecanismos de busca inteligentes, que navegam dentro das páginas web, apresentando o resultado da busca classificado pelo grau de acerto e relevância dos assuntos.

3. Descreva as características dos seguintes agentes de acordo com a sua estrutura.

a) Agentes reativos simples

b) Agentes reativos baseados em modelo

c) Agentes baseados em objetivos

d) Agentes baseados na utilidade

e) Agentes com aprendizagem

Resposta:

a) É o agente que realiza ações de acordo com a percepção atual, interpretando a entrada, e verificando a regra correspondente para então agir de acordo.

b) Controla uma parte do mundo que não percebe atualmente e mantém um histórico de percepções que é definido pelo estado interno. As ações são feitas através da reflexão dos aspectos não observados no estado atual.

c) O agente necessita tanto da percepção do ambiente quanto de informações sobre um objetivo, e a partir disso combina as informações para alcançar este objetivo.

d) O agente possui um conjunto de estados relacionados de acordo com seu grau de utilidade, através de uma função de utilidade que obtém o grau exato da preferência associado com realização do objetivo.

e) O agente com aprendizagem contém quatro componentes conceituais um deles é o Elemento de aprendizado que é responsável pela execução de aperfeiçoamentos, já o Elemento de desempenho é responsável pela seleção de ações externas. Ele é o que antes consideramos como sendo o agente completo, o Crítico consiste em realimentar o elemento de aprendizado, e o agente também desenvolve um Gerador de problemas.

4. Responda SIM ou NÃO para indicar o que caracteriza cada um dos ambientes apresentados a seguir (justifique as suas respostas).

Catálogo de

compras da internet Assistente matemático para demonstração de teoremas

Completamente Observável Sim, pois em todo momento é possível visualizar todo o ambiente. Não, pois algumas partes da demonstração ficam omissas, não visíveis.

Determinístico Não,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com