TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Artificial

Pesquisas Acadêmicas: Inteligencia Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO 8ºA

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTROLE DO PROCESSO

Por: Juliano Francisco Nogueira – C680720

Barra Mansa

2014

Objetivo do trabalho.

Este trabalho tem como objetivo, apresentar um resumo do hustorico, das áreas de conhecimento, das formas de representação do conhecimento, sua principais aplicações e cita alguns exemplos.

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

A Inteligência Artificial é definida como a inteligência exibida por qualquer coisa que tenha sido construída pelo homem

A questão sobre o que é inteligência artificial, mesmo como definida anteriormente, pode ser separada em duas partes: "qual a natureza do artificial" e "o que é inteligência"? A primeira questão é de resolução relativamente fácil, apontando no entanto para a questão de o que poderá o homem construir.

A segunda questão é consideravelmente mais difícil, levantando a questão da consciência, identidade e mente (incluindo a mente inconsciente) juntamente com a questão de que componentes estão envolvidos no único tipo de inteligência que universalmente se aceita como estando ao alcance do nosso estudo: a inteligência do ser humano. O estudo de animais e de sistemas artificiais que não são modelos triviais, começam a ser considerados como matéria de estudo na área da inteligência.

HISTÓRICO -

Uma popular e inicial definição de inteligência artificial, introduzida por John McCarty na famosa conferência de Dartmouth em 1955 é "fazer a máquina comportar-se de tal forma que seja chamada inteligente caso fosse este o comportamento de um ser humano." No entanto, esta definição parece ignorar a possibilidade de existir a IA forte (a investigação em Inteligência artificial forte aborda a criação da forma de inteligência baseada em computador que consiga raciocinar e resolver problemas; uma forma de IA forte é classificada como auto-consciente). Outra definição de inteligência artificial é a inteligência que surge de um dispositivo artificial. A maior parte das definições podemser categorizadas em sistemas que: pensam como um humano; agem como um humano; pensam racionalmente ou agem racionalmente. A inteligência artificial fraca centra a sua investigação na criação de inteligência artificial que não é capaz de verdadeiramente raciocinar e resolver problemas. Uma tal máquina com esta característica de inteligência agiria como se fosse inteligente, mas não tem autoconsciência ou noção de si.

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Objetivo: reduzir problemas de ação inteligente para problemas de busca.

O papel da representação de conhecimento em Inteligência Artificial é o de reduzir problemas de ação inteligente a problemas de busca.

Uma boa representação torna explícitos os objetos e relações importantes e expõe as restrições internas inerentes ao problema

Características desejáveis em uma RC:

Definir explicitamente os objetos e relações.

Expor restrições naturais (expressar a forma como um objeto ou relação influencia um(a)

outro(a)).

Mostrar objetos e relações juntos, permitido que as informações necessárias sejam vistas com uma olhada rápida.

Suprimir detalhes irrelevantes (detalhes raramente utilizados podem ser postos de lado, mas podem ser obtidos quando necessários.

Uma boa representação deve ser:

Transparente, permitindo o entendimento do que está sendo dito;

Rápida, possibilitando o armazenamento e a recuperação de informações em tempo curto;

Computável, possibilitando a sua criação utilizando um procediemento computacional.

Uma RC é composta por quatro partes principais:

Léxica: determina que símbolos são permitidos no vocabulário de representação

Estrutural: descreve as restrições sobre como os símbolos podem ser combinados

Procedural: especifica como os símbolos podem ser manípulados, definindo procedimentos de acesso que possibilitam criar descrições, modificar descrições e responder questões utilizando descrições

Semântica: estabelece uma forma de associar significado às descrições

APLICAÇÕES PRÁTICAS DE TÉCNICAS DE IA

Enquanto que o progresso direcionado ao objetivo final de uma inteligência similar à humana tem sido lento, muitas derivações surgiram no processo. Exemplos notáveis incluem as linguagens LISP e Prolog, as quais foram desenvolvidas para pesquisa em IA, mas agora possuem funções não-IA. A cultura Hacker surgiu primeiramente em laboratórios de IA, em particular no MIT AI Lab, lar várias vezes de celebridades tais como McCarthy, Minsky, Seymour Papert (que desenvolveu a linguagem Logo), Terry Winograd (que abandonou IA depois de desenvolver SHRDLU).

Muitos outros sistemas úteis têm sido construídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com