TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Artificial

Casos: Inteligencia Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

AGENTES INTELIGENTES

1. INTRODUÇÃO

Essencial ao progresso é indispensável aos seres humanos, não há mais como nos imaginar sem a comodidade e praticidade que a tecnologia pode nos oferecer. Mencionada tecnologia vem avançando de forma tão rápida que não damos conta da mesma.

Dentre estas ferramentas tecnológicas, a internet foi, sem sombra de dúvida, responsável por grandes transformações e inovações, rompeu barreiras, possibilitou novas formas de comércio, de comunicação, aumento de produtividade, melhorias na saúde, aperfeiçoamento de aprendizagem, e, talvez, a mais significante delas, que foi o acesso livre e ilimitado a informação.

Aliada a tantas inovações, surge também novas possibilidades e formas sobre as quais as pessoas podem criar e utilizar os meios tecnológicos para melhorar vidas humanas, surge então esse novo instrumento tecnológico, qual seja os “Agentes inteligentes”.

Através desse novo instrumento tecnológico, será proposto um caso, cuja proposta para solucioná-lo será a utilização desse mecanismo “agentes inteligentes”. Antes, porém, necessário se faz uma breve explanação dos termos “agentes” e “inteligência” e, após, definir o que um “agente inteligente”.

2. DEFINIÇÕES

2.1. Agente

Utilizado em várias áreas da ciência da computação, mas especialmente na área de inteligência artificial, o termo “agente” vem sendo utilizado de diversas maneiras e significados.

Agente “é aquele que trata de negócio por conta alheia”, segundo o novo Dicionário da Língua Portuguesa. (HOLANDA FERREIRA, 1975).

“Um agente é qualquer entidade capaz de perceber o mundo exterior através de sensores e agir neste mundo empregando atuadores”. (Russell &Norvig, 2003):

Um agente pode ser definido ainda como “uma entidade computacional que funciona de forma contínua e autônoma em um ambiente restrito, ambiente no qual, podem existir outros agentes com características comuns ou não. Informalmente um agente é alguém ou alguma coisa que atua como um procurador com propósito específico de realizar ações que podem ser entendidas como benéficas dentro do contexto onde ele atua” (Wikipédia, a enciclopédia livre. Internet).

Sob esta ótica, qualquer programa computacional é um agente (sempre que se considerar que receber entrada e produzir saída são ações associadas respectivamente a sensoriar e atuar no mundo).

Outra definição associada a agentes em software é

"um agente é uma entidade que executa um conjunto de operações que lhes foram incumbidas por um usuário ou outro programa, com algum grau de independência ou autonomia e, executando estas operações, emprega algum conhecimento dos objetivos ou desejos do usuário" (IBM Research, 1998).

Portanto, um “Agente” nada mais é do que aquele que executa uma ou mais tarefa a ordem de alguém e em benefício deste e dentro de um limite estabelecido. Daí pode concluir que uma agente de Software é um sistema que representa alguém e seus interesses na execução de uma determinada tarefa.

2.2. Inteligência

Enquanto um agente é aquele que executa uma ordem, o termo “inteligente” é a faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepção.

Inteligência “pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender”. (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Observe-se, portanto, que um agente que se comporta de forma inteligente é aquele que executa uma função para a qual foi desenvolvido de forma eficiente e competente defendo o interesse de alguém.

Assim, podemos concluir que é inteligente aquele que toma boas decisões e faz boas escolhas.

2.3. Agente inteligente

O Agente inteligente segundo enciclopédia livre “é aquele que adota a melhor ação possível diante de uma situação, está presente na resolução de uma infinidade de problemas dos usuários comuns”. (Wikipédia, a enciclopédia livre. Internet).

Pode se dizer, ainda, que “são aqueles que executam continuamente três funções: percebem as condições dinâmicas do ambiente, agem alterando as condições do ambiente e raciocinam de modo a interpretar percepções, resolver problemas, fazer inferências e determinar ações” (Hayes-Roth, 1995):

Três características principais do agente inteligente:

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com