TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Artificial

Pesquisas Acadêmicas: Inteligencia Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUAS APLICAÇÕES

Sistemas de Informação - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Santa Catarina – SC – Brasil

Abstract. This article aims to demonstrate the history of Artificial Intelligence and its application areas nowadays.

Resumo. Este artigo tem como objetivo demonstrar a história da Inteligência Artificial e as suas áreas de aplicação nos tempos atuais.

1. Introdução

Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais na moda. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas sabemos nós o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os nossos conhecimentos sobre Inteligência Artificial (I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores, não é?’

A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenômeno da inteligência, e por outro lado, um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos especialistas e os nossos fenômenos cognitivos.

No entanto, a I.A. continua a ser a procura do modo como os seres humanos pensam, com o objetivo de modelar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o que distingue a I.A. dos outros campos do saber, ela coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da Inteligência como programas de computador.

2. Inteligência Artificial e Aprendizado

Para podermos falar em Inteligência Artificial e Aprendizado Artificial, precisamos antes saber o que é “inteligência” e o que entendemos por “aprendizado”? Apesar de termos uma noção básica do que significam estas duas palavras, inteligência e aprendizado, temos uma grande dificuldade de defini-las em termos práticos e de forma bastante precisa.

2.1. O que é Inteligência?

O que é inteligência? O que é um ser inteligente? Estas duas questões devem ser respondidas (ao menos de forma superficial) se quisermos então partir para a implementação dos sistemas inteligentes. A idéia de implementação dos sistemas inteligentes parte do pressuposto que iremos “copiar” a inteligência humana e colocá-la a nosso serviço através de implementações que automatizem este tipo de processo/comportamento.

Figura 1 – Inteligência: Natural e Artificial

Esta discussão poderia se prolongar aqui de forma indefinida, mas acredito que um ponto importante a ser considerado é: se queremos reproduzir a inteligência humana, devemos ter consciência de quais aspectos da inteligência que gostaríamos que fossem reproduzidos, e que em nossa opinião, permitiriam o desenvolvimento de um sistema com propriedades ditas “inteligentes”. Esta pergunta foi feita em sala de aula para um conjunto de alunos da Unisinos, e o resultado foi bastante interessante, onde reproduzo aqui as respostas de forma a complementar esta discussão: O que é Inteligência?

- Associação de idéias e conceitos;

- Concluir coisas;

- Capacidade de aprendizado;

- Acúmulo de conhecimentos;

- Raciocínio: lógico, abstrato, dedução, analogia, indução, inferência, síntese, análise, ...;

- Uso de experiências e conhecimentos passados;

- Uso prático de conhecimentos e experiências;

- Tomada de decisões;

- Criar coisas novas (criatividade);

- Saber o que eu sei (capacidade de explicar algo);

- Saber que sei / Saber que não sei;

- Interação;

- Comunicação

Vamos aqui usar a definição de inteligência (que nos convêm) que é baseada no seguinte ditado:

“Errar é humano, mas repetir o erro é burrice”. Logo o conceito de inteligência (por oposição à burrice, e devido ao fato desta ser uma propriedade humana), indica que o ser humano (ou não) inteligente deve ser capaz de: adaptar-se, aprender, evoluir, corrigir seus erros. E assim estamos passando da questão “o que é um ser inteligente” para a questão seguinte “o que é aprendizado”.

2.2. O que é Aprendizado?

O aprendizado natural é também um conceito difícil de ser definido, mas também de grande importância para que possamos partir para a construção de sistemas inteligentes dotados da capacidade de aprendizado. Sugerimos que faça aqui o uso de sua inteligência natural a fim de definir o que você entende por aprendizado natural e quais são as propriedades que estão associadas a este conceito.

Depois sugerimos que, de posse dessa sua definição/descrição, passe a analisar os próximos itens abordados, com um olhar crítico sobre o mesmo no que diz respeito a presença ou não destas propriedades associadas aos métodos que iremos apresentar.

Vamos tentar definir aqui brevemente o que entendemos por aprendizado. Aprendizado é a capacidade de se adaptar, de modificar e melhorar seu comportamento e suas respostas, sendo portanto uma das propriedades mais importantes dos seres ditos inteligentes, sejam eles humanos ou não. A capacidade de aprender está ligada diretamente aos seguintes itens:

- Adaptação e mudança de comportamento de forma a evoluir (melhorar segundo algum

critério). Um sistema, biológico ou artificial, que não seja capaz de evoluir ou de mudar seu comportamento diante de novas situações que lhe são propostas é um sistema sem inteligência;

- Correção dos erros cometidos no passado, de modo a não repeti-los no futuro. Este item está diretamente relacionado ao anterior, o sistema deve modificar seu comportamento caso o comportamento atual não satisfaça a algum tipo de exigência (onde a sobrevivência deve ser um dos quesitos mais importantes a serem considerados nos seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com