TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interface Gráfica do Usuário

Seminário: Interface Gráfica do Usuário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Seminário  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento

Uma interface gráfica do utilizador usa uma combinação de tecnologias e dispositivos para fornecer uma plataforma com a qual o utilizador pode interagir. Isso inclui ícones, menus, janelas e funções para realizar tarefas e facilitar a vida do usuário de um sistema, de modo que o usuário aprenda a usá-lo instintivamente

Lançado em outubro de 2001, com o sua interface mais limpa e mais fácil de usar, o sistema operacional foi um do mais vendido da Microsoft, cerca de 1 bilhão de computadores rodavam o sistema operacional e ainda é usado por alguns.

O Windows XP possui várias versões, tais como:

 Windows XP 64-bit Edition (2001) é o primeiro sistema operacional da Microsoft para processadores 64-bit projetado para trabalhar com grandes quantidades de memória e de projectos como o filme de efeitos especiais, animações 3D, engenharia e programas científicos.

 Windows XP Media Center Edition (2002) é feito para a computação doméstica e entretenimento. Você pode navegar na Internet, assistir televisão ao vivo, desfrutar de música digital e coleções de vídeo, DVDs e assistir.

 Windows XP Tablet PC Edition (2002) percebe a visão de computação baseada em caneta. Tablet PCs incluem uma caneta digital para reconhecimento de escrita e você pode usar o mouse ou o teclado, também.

Interface gráfica

Componente

Em computadores pessoais, a combinação mais conhecida é o WIMP, que consiste de janelas, ícones, menus e ponteiros. Nesse sistema, utiliza-se um dispositivo de ponteiro como o rato para controlar a posição dum cursor e apresentar informação organizada em janelas e representada através de ícones.

Os comandos disponíveis são compilados através de menus e acionados através do dispositivo de ponteiro. Um gerenciador de janela facilita a interação entre janelas, aplicações e o sistema de janelas, este, responsável por lidar com os dispositivos de hardware como o dispositivo de ponteiro e o hardware gráfico.

A simulação proporcionada pelos gerenciadores de janelas, incluindo a interação entre janelas e outros elementos gráficos, produz um ambiente de desktop.

Dispositivos móveis como PDAs e smartphones também usam elementos do WIMP mas com outros tipos de metáforas, devido às limitações de recurso do próprio dispositivo.

Interface do utilizador na Computação

As interfaces gráficas do utilizador foram introduzidas como uma reação a grande curva de aprendizado requeridas pelas então soberanas interfaces de linha de comando, que requerem a inserção de comandos pelo teclado.

Como os comandos em tais interfaces são geralmente numerosos e compostos, e devem ser decorados pelo utilizador, ainda que operações bastante complexas podem ser invocadas usando uma pequena quantidade de comandos. Isto resulta em grande eficiência uma vez que os comandos sejam aprendidos, mas atingir tal nível leva bastante tempo.

Por outro lado, a interface gráfica apresenta ao utilizador diversos widgets que podem executar um ou um conjunto de comandos. Ela também fornece modos de operação, de forma que o significado das teclas e cliques de rato são redefinidos a cada instante no sistema. Em contrapartida, o único modo de operação das interfaces de linha de comando é o diretório atual.

A maioria dos sistemas operativos atuais fornecem a interface gráfica do utilizador por completo e algum nível de interface por linha de comando. Sistemas derivados do UNIX fornecem uma interface gráfica totalmente dependente das interfaces de linha de comando.

Tal estratégia foi usada para permitir aos desenvolvedores um foco maior na funcionalidade dos produtos sem muita preocupação com detalhes como o projeto de ícones e botões.

Em ciência da computação e interação homem-computador, a interface de utilizador de um programa de computador refere-se as informações gráficas, textuais e auditivas apresentadas ao utilizador, e as sequências de controlo (como comandos de teclado ou movimentos do rato) para interagir com o programa.

Tipos de interface do Utilizador

Atualmente as seguintes interfaces de utilizador são as mais comuns:

• Interface gráfica do utilizador - aceita a entrada através de sistemas como o teclado ou rato e fornece saída gráfica articulada no monitor.

• Interface web do utilizador - aceita a entrada e fornece saída ao gerar páginas web, que são transportadas pela Internet e visualizadas através de um navegador.

• Interface de linha de comando - aceita a entrada através de comandos de texto utilizando teclado e fornece saída imprimindo o texto no monitor.

• Interface tátil - interface gráfica do utilizador que usa telas de sensíveis ao toque como forma de entrada, tornando o monitor um dispositivo tanto de entrada como de saída do sistema.

Ambiente Gráfico

Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional.

A interação é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.

Para Windows temos apenas o ambiente gráfico padrão, nas versões Windows Vista e Windows 7, também há outros ambientes gráficos , entre eles, o KDE, Gnome, BlackBox, Xfce, etc.. Há também a opção de não precisar usar ambientes gráficos. Para prover a funcionalidade do ambiente gráfico existem programas como X.org, XFree86.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »