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Interface Homem Maquina

Artigos Científicos: Interface Homem Maquina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  869 Visualizações

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DESAFIO

Nos últimos anos, nota-se que as empresas que tiveram a preocupação em desenvolver novos produtos com foco nos clientes, tiveram desempenho melhor que seus concorrentes. A preocupação não era simplesmente desenvolver produtos mais acessíveis financeiramente ou com vida útil maiores, mas sim, de fácil usabilidade. Como exemplo pode-se citar grandes empresas como a Google e Apple, que focadas no cliente, desenvolveram produtos com melhores interfaces, usabilidade e design criativos, sendo hoje líderes de seus segmentos.

A área responsável pelos estudos relacionados às interações dos usuários com Sistemas de Informações é a Interface Homem Máquina, que se baseia em diversos conceitos e técnicas para projetar, criar e avaliar as interfaces utilizadas pelos usuários.

No desafio proposto há uma empresa de tecnologia que está desenvolvendo um SISTEMA DE VENDAS para uma concessionária de veículos. Esse sistema irá controlar todas as vendas dentro da rede de concessionárias. Os usuários desse sistema serão desde os Vendedores até a Diretoria. O sistema possui um módulo para Internet, através do qual os clientes da concessionária podem realizar o acompanhamento da venda como: data da entrega do veículo, detalhes do produto, entre outros e também da pós-vendacomo: promoções de serviços, recalls, revisões, entre outros.

Para o desenvolvimento da interface desses módulos para o Sistema de Informação da Concessionária, foi contrata uma empresa, da qual você faz parte, para fazer toda a análise do perfil dos usuários. Essa equipe irá projetar e criar um protótipo para a representação das interfaces desse Sistema de Informação.

Objetivo do Desafio

Desenvolver um protótipo de software utilizando os conceitos de Interface Homem Máquina e criar projetos de interface criando layouts com melhor usabilidade.

ETAPA 1 (tempo para realização: 04 horas)

Aula-tema: Apresentação da disciplina. Conceitos básicos sobre Interface Homem Máquina. Tipo de interação Humana Computador. Psicologia Cognitiva, Experimental, Abordagens Teóricas IHC. Design de Interfaces: Processo de Design, Formas e Cores.

Esta atividade é importante para que você compreenda a evolução das interfaces, conheça componentes de interfaces importantes para serem utilizados nos projetos e conheçam os processos de design.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Ler atentamente os capítulos do livro-texto, complementar e na internet sobre Conceitos básicos sobre Interface Homem Máquina e Tipos de interação Humano Computador.

Síntese:

Interação Homem Maquina

Vivemos em um planeta que a informação é a arma mais valiosa que existe, e ela surge a cada segundo, chegando a ser enfadonho para nós. A maneira em que elas são apresentadas é um dos pontos essenciais para o público final, que se propõem a todo momento em estar interconectado entre os diversos meios de comunicações.

O Crescimento exorbitante de usuários consumistas e interativos na rede, atrai e consolida uma dinâmica de dados, porém para que essas informações sejam perpetuada em grande escala, é preciso torna o produto cativante e elegante. Com o design de interfaces não é diferente, a forma de exibir seu conteúdo, requer concepção, implementação e avaliação de seu público. Veja alguns pontos para desenvolver uma interface ou produto elegante, intuitivo e produtivo, o que faz a diferença no cotidiano e produz grandes efeitos.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase "A Primeira impressão é a que fica", esse jargão nos dias atuais é realidade, principalmente em relação ao design de determinados ambientes.

As Vantagens de um bom design são diversas, ele impulsiona e atrai os usuários, causa impacto sobre a realização do individuo, traz a alegria das pessoas, aumentar o ganho de tempo em determinadas tarefas, traz boas impressões, motiva, torna o intuitivo, melhora a qualidade de vida, permite fazer coisas interessantes, além de reduzir o stress.

Vamos analisar o layout de um blog/site, observe a imagem ao lado as características de um design agradável no ambiente web, a estrutura de um site organizado, os blocos totalmente centralizados e alinhados entre eles, padronização, o menu explícito com links para realizar determinadas tarefas em seu ambiente virtual, e as cores pela combinação. Forma simples, porém objetiva.

EFEITOS DE UM MAL DESIGN

Já imaginou quanto tempo você gastou para descobrir determinada função em maquina digital comprada?

Quanto tempo você gastou para achar o menu, ou um link para fazer a alteração em seu cadastro no site da operadora de seu cartão de crédito?

Um design mal desenvolvido, causa frustrações, insatisfação, menor abrangência do produto, gasto de tempo excessivo, causa desastres e custa vidas. Você deve ter parado para pensar "Custa vidas?", sim custa e muitas.

Imagine você a interface de um sistema de aviação, aparelhos médicos, usinas nucleares, domínios que elevam a importância das interfaces, diversos desastres acontecem por problemas com uma interface confusa, pessoas já morreram por erros humanos causados de perplexidade na construção desses ambientes.

Se você observar na imagem ao lado só em olhar, e ter as primeiras impressões já desmotiva o usuário a lê ou acessar seu conteúdo, blocos desalinhados, inúmeros tamanhos de tiles, cores não relevantes aos olhos e também em relação as outras usadas, sem padronização, banners luminosos, pages com inúmeras propagandas, por mais que o conteúdo seja de qualidade caso o público não conheça seu produto, automaticamente a reação do individuo é fecha a página de seu site e procurar outras opções.

COMBINAÇÃO E USABILIDADE, QUANDO HÁ UM BOM DESIGN

Em um ambiente que há um bom design tudo se transforma, o produto se torna abrangente, a interface se traduz em invisível, o seu cérebro já pré-grava os passos para fazer determinada função de forma automática.

Passo 2

Pesquisar 05 produtos que tiveram evolução em sua interface/layout e que foram ou são produtos de sucesso em seus segmentos. A Figura 1 serve como um exemplo de evolução de interface. Para cada produto descreva quais foram às mudanças de interface e como essas mudanças foram recebidas pelos usuários/clientes desses produtos. A pesquisa deve conter a lista dos produtos pesquisados e suas mudanças. Analisar por que as mudanças de interface foram necessárias e destaquem duas evoluções que foram mais importantes na opinião da equipe.

1- Wikipédia

O Wikipédia é um dos sites de pesquisa mais acessados em todo mundo, por mais que qualquer pessoa possa editar os artigos da Enciclopédia digital o mesmo acaba sendo uma grande referência pelo grande acervo encontrado, contudo não pode ser a principal base de pesquisas por não se tratar de conteúdos originais. Com isso as pessoas na sua grande maioria já tem uma base ou, se não, tudo o que procura, mas mesmo assim grandes referências para as pessoas tem que se ajustarem as necessidades dos seus usuários ao passar do tempo.

Podemos notar uma grande mudança no início até os momentos atuais no portal do Wikipédia, o que antes era uma página que continha apenas links com as sessões e uma barra de busca bem discreta, hoje temos algo mais estruturado, com imagens e por se tratar de uma Enciclopédia digital tudo o que acontece de mais recente fica claramente em evidência, temos uma barra de busca do item logo ao topo e também com links de acesso ao acervo ou “Portais”, assim chamado pelo site.

Página inicial da Wikipédia em 2003

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