TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interface Homem-Máquina

Exames: Interface Homem-Máquina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade a distância - Semana 04

1. Descreva os principais desafios da Interação Humano-Computador (IHC).

Os principais desafios da Interação Humano-Computador são os fatores humanos tais como: a percepção visual, a psicologia da leitura e o modelo mental do usuário, podem afetar diretamente na interação entre o usuário e a máquina.

2. Em termos de usabilidade, qual a diferença entre realizar uma chamada telefônica de um telefone público e de um celular?

Os telefones públicos são destinados a uso em lugares abertos, na rua ou em estações de ônibus. São projetados para proporcionar ao usuário certa privacidade e proteção contra

ruídos durante ligações, por meio do uso de orelhões ou das cabines.

Os telefones celulares foram projetados para ser utilizados a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, o fato de essa flexibilidade afetar as outras pessoas que estão no

mesmo local público (trens e ônibus) não foi muito levado em consideração. Os telefones públicos são projetados para ser utilizados pelo público em geral. Muitos dispõem de código em braille gravado nas teclas e ded controle de volume para permitir que deficientes visuais e auditivos os utilizem. Os telefones celulares são projetados para todos os grupos de usuários, embora possam ser de difícil uso para deficientes visuais ou pessoas com destreza manual limitada.

3. Considerando a resposta dada na questão anterior, descreva como a interface destes dispositivos (telefone público e telefone celular) foram desenvolvidos com relação a:

a) Tipos de usuários

Os telefones públicos são projetados para ser utilizados pelo público em geral. Muitos dispõem de código em braille gravado nas teclas e ded controle de volume para permitir que deficientes visuais e auditivos os utilizem. Os telefones celulares são projetados para todos os grupos de usuários, embora possam ser de difícil uso para deficientes visuais ou pessoas com destreza manual limitada.

b) Tipo de atividade a receber suporte

A maioria das cabines telefônicas é projetada com um modo de interação simples: inserir cartão e digitar o número do telefone. Se estiver ocupado ou não completar a ligação, o cartão é devolvido quando o fone é colocado no gancho. Há também a opção de permitir ao usuário fazer chamadas seguidas pressionando um botão, em vez de retirar e recolocar o cartão a cada vez. Essa função permite realizar várias chamadas ded uma maneira mais eficiente. Os telefones celulares possuem um modo de interação mais complexo. Mais funcionalidades são oferecidas, exigindo que os usuários passem algum tempo aprendendo como utilizá-las. Por exemplo, poderão salvar números de telefone em uma agenda de endereços e vinculá-los a teclas de atalho; desta forma, os números selecionados poderão ser acessados pressionando-se simplesmente uma ou duas teclas.

c) Contexto de uso:

Os telefones públicos são destinados a uso em lugares abertos, na rua ou em estações de ônibus. São projetados para proporcionar ao usuário certa privacidade e proteção

contra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com