TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interface Homem Computador

Artigo: Interface Homem Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

RUI CONCEIÇÃO DE MENEZES JÚNIOR

INTERFACE HOMEM COMPUTADOR

RESPOSTAS – Avaliação Virtual

Salvador

2014

RUI CONCEIÇÃO DE MENEZES JÚNIOR

RESPOSTAS – Avaliação Virtual

Atividade solicitado pelo professor Duílio Andrade como requisito avaliativo do semestre 2014.1 da disciplina Interface Homem Computador.

Salvador

2014

Respostas

1- Questão: Não. Acessibilidade trata de formas de prover acesso a locais, serviços ou informações os diversos tipos de pessoas, independente das suas limitações físicas ou motoras, culturais e sociais. E a usabilidade é responsável por tratar de facilidades de uso, em termos de satisfação, efetividade e eficiência.

Tanto acessibilidade quanto usabilidade são de extrema importância, não sendo uma mais importante que a outra. Pois quando relacionamos uma com a outra, chegamos à conclusão de que estes conceitos são complementares, se existe uma boa acessibilidade é bem provável que exista uma boa usabilidade, e assim em relação ao contrário.

2- Questão: Tolerância a falhas, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo e baixo esforço físico.

- Tolerância a falhas: O objetivo é minimizar erros e ações provenientes de atos involuntários ou acidentais dos usuários, através de mensagens ou opções para que as falhas sejam solucionadas.

- Flexibilidade no uso: Oferecer uma variedade de opções e habilidades particulares para cada usuário.

- Uso simples e intuitivo: o design precisa ser de fácil entendimento, independentemente do nível de conhecimento do usuário e elementos complexos devem ser eliminados.

- Baixo esforço físico: o design precisa ser usado de forma eficiente e sem causar muito esforço físico ao usuário, para não causar cansaço, esforço repetitivo e posições desconfortáveis.

O design universal tem o objetivo criar e tornar produtos comercialmente viáveis, usáveis pela maior quantidade de pessoas possíveis, independente das suas idades, habilidades ou condições. Ou seja, tornar o produto melhor e mais fácil de ser utilizado.

3- Questão: Facilidade de uso, facilidade de aprendizado, Diálogo simples e natural e satisfação subjetiva.

Facilidade de uso: Uma vez que a interface seja fácil de se usar, o usuário tende a utiliza-la com frequência, pois nos dias atuais, geralmente as pessoas são muito ocupadas e buscam praticidade na hora de interagir com as interfaces web e realizar suas atividades. Um exemplo disso é o envio de um e-mail, se para cada mensagem que uma secretária tivesse que enviar, fosse necessário saber o endereço da residência da pessoa, o número da casa, cep, a rua dentre outros atributos. Isso tornaria difícil o uso de um e-mail, porém ao contrário disso, basta apenas digitar o endereço de e-mail da pessoa e encaminhar a mensagem desejada, além disso quando se enviar um e-mail para um outro alguém o mesmo fica já fica salvo, para de uma próxima vez tornar mais fácil ainda o envio de uma outra mensagem a este destinatário.

Facilidade de aprendizado: um bom aprendizado é um outro princípio da usabilidade muito importante, pois quanto mais fácil os usuários aprenderem a utilizar portais web e sites, melhor será o aproveitamento de tempo deste usuário, fazendo com que esses portais sejam bem aceitos. Um exemplo disso é a facilidade de se aprender a realizar operações bancarias via web, se fosse algo complexo, os usuários iriam continuar indo as agências para realizar suas operações.

Diálogo simples e natural: Quanto mais simples for o diálogo, mais fácil será o entendimento dos usuários. Pois como um sítio é algo público, pessoas de diferentes níveis sociais, e intelectuais poderão ter acesso. Sendo assim, os mesmos precisarão chegar a seus objetivos finais de forma clara e com o mínimo possível de dúvidas. Um exemplo de diálogo simples e natural é a mensagem que aparece quando se acessa o site do facebook, lá aparece a seguinte mensagem de que a rede social é “gratuita e sempre será”. Logo qualquer pessoa é capaz de chegar à conclusão de que não se paga para ter acesso a rede social facebook, ao menos que ela seja analfabeta.

Satisfação subjetiva: Um portal web ou site, deve proporcionar sempre satisfação a seus usuários, isso faz com que eles sempre voltem quando precisarem realizar atividades que tenham relação. Uma vez que os objetivos sejam atendidos, a satisfação será alcançada. Um exemplo disso é o site de busca da google, possui um bom nível de aceitação pois proporciona a seus usuários alcançar seus objetivos com facilidade e praticidade.

4- Questão: A avaliação Heurística se baseia no julgamento de quem está avaliando, ou seja, do avaliador.

Exemplo de avaliação Heurística – site: www.ceadeb.com.br

Tabela 1 - Grau de severidade dos problemas de usabilidade

Grau de severidade Tipo Descrição

0 Sem importância Não afeta a operação da interface

1 Cosmético Não há necessidade imediata de alteração

2 Simples Problema de baixa prioridade (pode ser reparado)

3 Grave Problema de alta prioridade (desse ser reparado)

4 Muito Grave Deve ser reparado de qualquer forma

Tabela 2 - Heurísticas de Nielsen - Sessão de avaliação da Autoria

1. Visibilidade do status do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com