TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Segurança pública

Relatório de pesquisa: Introdução A Segurança pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de Aprendizagem: Introdução à Segurança Pública

Curso: Superior de Tecnologia em segurança pública

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominada de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo período denominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

R: Na fase da polícia política o chefe do executivo constituía a sua policia e passava administrá-la, com o principal objetivo de aderir seus objetivos pessoais. Em consequência o Agente de Segurança era inteiramente fiel aos interesses do administrador, com isso, os interesses dos políticos prevaleciam diante de tudo e de todos até das leis, mesmo que para isso fosse necessário corromper-se ou de deixar de fazer aquilo que deveria fazer de ofício deveria ser feito. Este modelo era desorganizado e corruptível, pois os agentes eram altamente comprometidos com os que os contratara. Na fase da polícia profissional foi reformulada a estrutura organizacional dos órgãos de polícia norteada peça burocracia. Os profissionais ocupavam cargos de carreira, previamente definidos por uma estrutura hierarquizada, com ascensão profissional na carreira. Outro ponto foi à capacitação técnica profissional diferente da fase antecessora, na qual se usava o critério do apadrinhamento.

2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

R: ORDEM PÚBLICA= É o conjunto de regras formais que emanam do ordenamento jurídico da Nação, tendo por escapo regular as relações sociais de todos os níveis no interesse público, estabelecendo um clima de convivência harmoniosa e pacífica, fiscalizada pelo poder de polícia, constituindo uma situação ou condição que conduza o bem comum, representando uma situação de tranquilidade e normalidade que o Estado deva assegurar a todos. Os órgão principais que atuam diretamente na manutenção e restauração da ordem são as instituições definidas no art 144 da CF que são: polícia federal, policia rodoviária federal, policia ferroviária federal, policias civis e policias militares e corpo de bombeiros militares usando os mecanismos de poder de polícia usando como atributos a discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade. Uma ação efetiva seria o policiamento ostensivo realizado pelas polícias militares.

3. Destaque as escolas de polícia e comente uma delas descrevendo uma situação que possa exemplificá-la. (2,0 pontos)

R: As duas escolas de polícia: a Anglo-saxônica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com