TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Estudo Estatístico

Artigo: Introdução Ao Estudo Estatístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

População & Amostra

População em se tratando estatística, pode ser visto como toda pesquisa que precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que dados são coletados e analisados. Esse público recebe o nome de população, este conjunto de pessoas tem características próprias, temos exemplos, os membros de uma equipe de futebol, eleitores de um município. Esta população é classificada como finita e infinita.

População finita: pesquisas no quais as conclusões se baseiam a um numero de elementos de um determinado grupo fechado em que à quantidade total não é muito grande. Exemplo: estudo sobre comportamento de usuários de cocaína do estado de Goiás. Não existe um numero exato, temos por base o índice da ONU que é 1,1% da população, população aproximada de Goiás são 55000 usuários.

População infinita: nesse caso temos um número maior. São aquelas que não podem ser quantificadas numericamente.

Exemplo: Número de habitantes da terra.

Número de moradias em uma determinada cidade.

Amostra: Subconjunto da população, uma parte de um grupo. Exemplo coletar informações de uma parte de um grupo, pois para se obter informação da população toda gera um custo muito alto, muito tempo para obter informação de toda população.

Tipos de amostragem

A amostragem é dita como probabilística quando cada unidade amostral na população tem uma probabilidade de pertencer à amostra. Essa probabilidade é conhecida e diferente de zero. De outra forma, a amostragem é dita não-probabilística. A amostragem probabilística possibilita maiores inferências sobre a população estudada do que a amostragem não-probabilística. A amostragem probabilística pode ser simples, estratificada, sistemática, por conglomerados entre outras.

Amostragem simples sem reposição

É um processo simples onde cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer a ela. Seja uma população numerada de 1, 2,... , N, e deseja-se obter uma amostra de tamanho n. Então, cada unidade amostral terá probabilidade n/N de pertencer à amostra.

Amostragem estratificada simples

Muitas vezes uma população é composta de Sub-Populações (estratos) bem definidos,

havendo maior homogeneidade entre as unidades amostrais dentro de cada estrato do que entre as unidades amostrais de estratos diferentes. Sexo, idade, condição sócio-econômica são exemplos típicos. Nestas condições, tais estratos devem ser levados em consideração e o sorteio da amostra deve ser feito em cada um deles independentemente; daí o nome de amostragem estratificada.

Geralmente, a amostra de cada estrato é proporcional ao número de indivíduos que compõem a população do mesmo. Essa amostragem é chamada de amostragem estratificada proporcional.

Amostragem sistemática

É possível colher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com