TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Engenharia Mecânica

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

MINI BOBINA DE TESLA

Escola de Engenharia (EE)

Universidade Federal do Rio Grande

Introdução a Engenharia Mecânica

RESUMO

O Trabalho apresenta a construção de uma bobina de tesla, visando a utilização de conceitos de física básica junto com a parte elétrica aplicada. O objetivo é mostrar uma abordagem de integração de conceitos teóricos e práticos.

INTRODUÇÃO

Este trabalho descreve um passo a passo próprio para a construção de uma bobina de tesla com conceitos físicos vistos em sala de aula.

A Bobina elétrica, nada mais é do que um conjunto de espiras de um mesmo condutor, envoltas em um núcleo geralmente ferromagnético, mas que também pode ser de outros matériais inclusive o ar.

Como um campo magnético é formado sempre que a corrente elétrica passa por um condutor, as bobinas conhecidas também como indutores ou solenoides, conseguem variar esse campo com base na relação das suas espiras. Elas também podem armazenar a energia criada nesses campos magnéticos.

A Bobina de Tesla é u transformador ressonante que em frequências altas, consegue produzir valores enormes de tensão.

Essa Bobina foi inventada em meados de 1890, pelo famoso e renomado físico Croata Nikola Tesla. A intenção era fazer um sistema de transmissão de energia para longas distâncias, sem usar fios e cabos elétricos.

Neste trabalho realizaremos este experimento em uma forma reduzida de tamanho.

METODOLOGIA

A construção da bobina de tesla não é muito complexa, e neste trabalho utilizamos:

-  Cano PVC 7,5 cm

- Fios de cobre de 2 mm e 3 mm

- Resistor de 22 kΩ

- Transistor

- Bateria 9V

O Trabalho se inicia enrolando o fio de cobre de 2mm no cano PVC de forma unitária, sem colocar as espiras de forma tangencial. Quanto mais voltas uniformes, melhor.

Após este passo, utilizaremos os componentes elétricos.

Primeiramente é soldado, com estanho, uma ponta do resistor com o fio de cobre de 2mm do final da espira junto ao fio do meio do transistor. A outra ponta do resistor é soldada com o fio positivo da bateria e com o fio de 3mm. A outra ponta do fio de 3mm é soldada na ponta direita do transistor e por fim, unir a ponta negativa da bateria com a ponta solta do transistor.

[pic 1]

Figura 1 Mini bobina de tesla

Conclusão

Ao final do trabalho, comprovou-se o maior entendimento sobre a física, integrando estudos teóricos com aplicações práticas.

Desta maneira, podemos observar melhor os fenômenos estudados em sala de aula, como o campo magnético e corrente elétrica.  A mini bobina de tesla foi executada perfeitamente com o estudado em sala de aula, em escala menor.

Por fim, podemos concluir que com simples materiais pode se realizar experimentos aplicados de engenharia, com altas chances de sucesso e de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com