TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a pratica de volume molar

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA

RELATÓRIO

PRÁTICA 3:

Volume parcial Molar

Grupo3 :Arthur Honório de Carvalho

              Izabela Maria Abreu de Paula

   Victor Hugo Brandão Barcelos

Prof.: Francine Duarte Castro

Coronel Fabriciano – MG

2018

1. INTRODUÇÃO

Devido às interações moleculares, a medida do volume total, resultante da mistura de dois líquidos reais, desvia do volume total calculado a partir dos volumes das espécies individuais (contração ou expansão de volume). Para descrever este comportamento não ideal, define-se uma classe de propriedades (termodinâmicas) chamada de propriedade parcial molar (PPM), na qual inclui o volume parcial molar. Esta classe de propriedades é dependente da composição do sistema e pode ser determinada experimentalmente.

Segundo Brady (1986), a familiarização que temos a respeito das propriedades dos gases, se dá pelo fato de sempre estarmos envoltos por uma grande quantidade de gases que se chama atmosfera.

Assim tem-se a equação para calculo de volume real de uma solução, que evolve o uso dos volumes parciais molares dos diferentes componentes que são utilizados na mistura e suas respectivas frações molares a seguinte equação:

[pic 1]

Ainda         a respeito do volume molar, a Lei de Avogadro fala que os volumes iguais mesmo sendo de diferentes gases, mas que estejam nas mesmas condições de temperatura e pressão (CNTP), possuem a mesma quantidade no numero de moléculas presentes nele, assim os volumes nos quais os gases ocupam são proporcionais a quantidade de matéria dos gases contidos nas amostras.

2. OBJETIVOS

• Determinar o volume parcial molar dos componentes presentes em misturas binárias formadas por etanol e água.

3. METODOLOGIA

O primeiro passo foi preparar o equivalente a 7 soluções de etanol-água em um béquer que posteriormente já com as soluções prontas foram devidamente tampados para que não houvesse perda de solução com as proporções propostas ao grupo na qual utilizou-se todos os terceiros valores que estão no quadro 2.

[pic 2]

O segundo passo foi pesar os picnômetros secos, vazios e fechados para que sua massa não interferisse na hora em que a solução etanol-água fosse adicionada a ele.

Em seguida a calibração dos picnômetros deve ser feita seguindo os passos:

  • Completar os picnômetros com água destilada;
  • Fechá-los com suas tampas;
  • Secar toda água por fora do picnômetros antes da pesagem;
  • Medir a temperatura da água dentro do picnômetro;
  • Fazer isso com os 7 picnômetro.

Assim, o próximo passo a ser realizado foi a medição de temperatura da solução etanol-água nos béqueres, para que pudessem ser transferidos para os picnômetros até estarem completamente cheios, secos e tampados para que a pesagem desse fosse realizada também com a mistura etanol-água.

 

5. CONCLUSÃO

Podemos concluir através das pesquisas feitas para realização do trabalho que em condições normais de Temperatura e Pressão (CNTP), o volume molar é o mesmo, mas em qualquer ponto que haja essa variação tanto da temperatura ou da pressão tem-se a variação então do volume molar, fazendo essas relações para gases. Para Líquido esse volume molar dependerá da natureza e da substância, ao contrário dos gases.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com