TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volume Molar

Trabalho Universitário: Volume Molar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Na termodinâmica há varias considerações relativas às misturas e soluções. Há variações de volume, entalpia e entropia, quando se misturam duas substancias puras a temperatura e pressão constantes.

Quanto ao volume não há mudança quando se misturam gases perfeitos a temperatura e pressão constantes, mas ao se misturarem dois gases reais o volume da mistura não será essencialmente igual a soma dos volumes dos constituintes. Isso ocorre também em soluções líquidas e sólidas.

A mudança de volume devido à mistura (〖∆V〗_mist) pode ser expressa pela fórmula:

∆V_mist=V_mist-V_Componentes

Em caso geral, as propriedades da mistura são definidas em termos das propriedades molares parciais dos componentes. Uma propriedade molar parcial é definida como o valor de uma propriedade, energia interna, por exemplo, de um dado componente nas condições em que ele se encontra na mistura (VAN WYLEN,1995).

A definição matemática destas grandezas confere a elas todas as características das propriedades das espécies individuais, quando elas estão em solução. Em uma solução líquida de etanol e água, tem-se o volume parcial molar do etanol e o volume parcial da água na solução, e seus valores, em geral, são diferentes dos volumes molares do etanol puro e da água pura, nas mesmas condições de temperatura e pressão (SMITH et. al., 2000).

O conceito de propriedade parcial molar é de grande utilidade no estudo de sistemas homogêneos, uma vez que traduz a variação de uma determinada propriedade com a temperatura, pressão e a composição de outros elementos da mistura constantes. O volume molar parcial de uma substância em uma mistura é a quantidade parcial molar mais simples de ser visualizada e é definido como a diferença do volume total da mistura quando se adiciona 1 mol desta substância à um grande excesso da mistura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com