TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do Volume Molar de um Gás

Por:   •  28/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DETERMINAÇÃO DO VOLUME MOLAR DE UM GÁS

Beatriz Devequi

Cláudia Tormena

Gabriela Pinheiro

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

Prof.: Douglas

LONDRINA 2013[pic 2]

Introdução:

Uma prática comum em laboratório consiste em coletar um gás pelo deslocamento de água. O volume molar do hidrogênio pode ser facilmente determinado mediante uma reação química clássica entre um ácido e um metal redutor mais forte que o hidrogênio. Reagindo-se completamente uma massa conhecida do metal em excesso de ácido, pode se relacionar a quantidade de metal utilizada com o volume de gás hidrogênio produzido pela estequiometria da reação. Para uma amostra do gás de certo numero de mols de moléculas há três grandezas importantes, ou variáveis, que são matematicamente relacionadas entre si. Estas são volume, pressão e temperatura. Segundo o princípio de Avogadro volumes iguais de gases diferentes contem números iguais de moléculas quando medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão. Por meio dos princípios de Avogadro podemos ver que a razão do numero de moléculas em dois volumes de gás (medidos a mesma temperatura e pressão) é a mesma que a dos próprios volumes. As leis de Boyle (relação entre pressão e volume), de Charles (Efeitos da temperatura) e o principio de Avogadro são todos enunciados de proporcionalidade que descrevem gases ideais, podendo ser resumidas na fórmula: PV = nRT ; conhecida como lei do gás ideal. 

.

Objetivo:

Determinar o volume molar de um gás.

Materiais Utilizados:

- Proveta 100 mL

- Béquer 500 mL

- Funil de vidro (com a haste quebrada)

- Garra

- Água destilada

- Suporte universal

- Fita adesiva

- Fita de magnésio metálico

- Ácido clorídrico concentrado

Procedimento:

Foi pesado 0,055g de fita de magnésio limpa e seca. A seguir foi presa essa amostra no fundo de um béquer com fita adesiva, deixando as laterais abertas e cobertas com um funil. O béquer foi cheio com água até ¾ de sua capacidade e emborcado uma proveta de 100 mL totalmente cheia de água não deixando bolhas de ar no sistema. Fixou-se a proveta verticalmente com o auxilio de uma garra.

Depois de montado o sistema, foi adicionado no béquer com auxílio de uma pipeta, 10 mL de HCl concentrado,  tomando cuidado para não introduzir bolhas de no sistema e para não perder as primeiras bolhas de gás produzido na reação. Logo que todo o metal reagiu, agitou-se cuidadosamente para deslocar eventuais bolhas de gás retidas no funil.

Resultados:

Dados:

- A massa do metal utilizado

0,055g de Mg

- O volume do gás na proveta

57 mL

- A temperatura ambiente

26°C

- A pressão atmosférica

0,944 atm

- A pressão de vapor da água

0,033 atm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (281.9 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com