TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inversor de frequencia

Por:   •  8/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Inversores de frequência

Segundo Claiton inversores de frequência são dispositivos que possuem a finalidade de controlar a velocidade de motores elétricos, que dentre muitas vantagens obtidas com o uso do mesmo, podemos destacar:

_Ajuste de velocidade do motor

_Ajuste de torque

_Redução de energia e aumento da eficiência

Basicamente o inversor de frequência e composto pela seguinte topologia

[pic 1]

Figura  diagrama de blocos do inversor

Retificador: possui a função de retificar o sinal de entrada alternado (rede), que possui frequência e tensão constante, em sinal continuo. Através do uso de diodos ocorre o processo de retificação, onde o mesmo permite a passagem da tensão somente em um único sentido (o sentido varia segundo sua polarização), assim separando os pulsos alternantes em uma tensão CC pulsante. Dessa forma teremos uma tensão continua +V(positiva) e –V(negativa) formando o circuito denominado barramento CC, que por sua vez alimentara a etapa seguinte denominada fase inversora. FF[pic 2]

Fig. Tensão retificada

Porém o sinal CC ainda continua pulsante, com o objetivo de atenuar este inconveniente são utilizados capacitores de filtro, que amenizam a tensão de ripple gerado no processo de retificação.

[pic 3]

Fig. Tensão gerada após os capacitores de filtro

Sistema de controle: Tem por finalidade realizar o controle do inversor, sendo que através da aquisição de dados (sinais provenientes dos instrumentos de medição) o mesmo realiza as ações cabíveis a fim de controlar as variáveis necessárias, obtendo um controle preciso e otimizado.

Bloco inversor: Nesta fase ocorre a conversão de tensão continua (proveniente do barramento CC) em tensão alternada com amplitude e frequência controláveis.

[pic 4]

Fig diagrama esquemático de um inversor

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-17592003000100006

Como podemos verificar na figura ......... os IGBT’s são conectados ao barramento CC, onde o circuito de comando chaveiam a base do mesmo a fim de se controlar a tensão e frequência emitida no motor, sendo que a tensão e frequência emitidas no motor independem da tensão e frequência de entrada da rede. Porem IGBT’s trabalham como chaves estáticas(liga-desliga), fazendo com que a onda gerada seja quadrática. A fim de se obter uma onda pulsante mais próxima possível de uma senoide é utilizada uma técnica denominada PWM (Pulse Width Modulation), onde é controlado o tempo de chaveamento dos IGBT’s.

Em frequências mais baixas de saída os IGBT’s são ligados por um baixo período de tempo, tendo como consequência tensões e correntes mais baixas. Já em longos períodos de tempo de chaveamento há a presença de maiores níveis de tensão e corrente a serem aplicadas no motor.

Os dados foram extraídos do livro de Claiton Moro Franchi

Inversores de frequência Teoria e aplicações

Link das 3 primeiras imagens

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwiV5YHV4c3MAhVIhpAKHdjYBgkQjRwIBQ&url=http%3A%2F%2Fwww.sociesc.org.br%2Fdownload%2F%3Ftipo%3Danx%26count%3D1%26id%3D7272&bvm=bv.121421273,d.Y2I&psig=AFQjCNEenWa0zT2itityKt0x32G5JEZL_w&ust=1462909734528053

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com