TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inversão De Cabos De Termopares

Trabalho Universitário: Inversão De Cabos De Termopares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Fios e Cabos de Extensão e Compensação

Fios e cabos de extensão e compensação (ou fios e cabos compensados), nada mais são que outros termopares, cuja função além de conduzir o sinal gerado pelo sensor, é a de compensar os gradientes de temperatura existentes entre a junção de referência (cabeçote) do sensor e os bornes do instrumento, gerando um sinal proporcional de milvoltagem a esta gradiente.

Definições Técnicas

a)Fios são aqueles condutores constituídos por um eixo sólido, e Cabos aqueles formados por um feixe de condutores de menor diâmetro, formando um condutor flexível.

b)Fios e Cabos de Extensão, são condutores fabricados com as mesmas ligas dos termopares a que se destinam; portanto apresentam a mesma curva de F.E.M. x temperatura (até um limite de temperatura).

Os Fios e Cabos de Extensão são usados com os termopares de base metálica ou básicos tipo T, J, E, K e N. Apesar de possuirem a mesma liga dos termopares, apresentam um custo menor devido a limitação de temperatura que podem ser submetidos, pois sua composição química não é tão homogênea quanto a do termopar.

c) Fios e Cabos de Extensão, são condutores fabricados com as mesmas ligas diferentes dos termopares a que se destinam, mas também apresentando a mesma curva F.E.M. x temperatura dos termopares (até um limite de temperatura).

Os fios e cabos de compensação são usados principalmente com os termopares nobres (feitos a base de platina) tipos S e R, porém pode-se utilizá-lo em alguns termopares básicos e com os novos tipos que ainda não estão normalizados.

A tabela na página de especificações indica o código de cores, a faixa de trabalho e as tolerâncias dos fios e cabos de extensão e compensação para as normas americana, alemã (as mais usadas), inglesa, japonesa e francesa.

Apesar desta tabela ser muito conhecida e utilizada mundialmente, apresentamos nas páginas de especificação a nova tabela de faixas de temperatura, erros e códigos de cores segundo a IEC-584-3 de 1989.

Segundo esta norma internacional IEC 584-3, foi adotado em diversos paises do globo, inclusive adotado pela ABNT tornando-se uma NBR, as novas tolerâncias, faixas de trabalho e o código de cores para os fios e cabos de extensão e compensação.

Esta norma adotou que o sufixo "X" para os tipos de cabos, se refere aos fios e cabos de extensão e o sufixo "C"aos fios e cabos de compensação. As letras "A" ou "B" se referem a diferentes tipos de ligas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com