TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jack Daniel’s

Seminário: Jack Daniel’s. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Seminário  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 9

Jack Daniel’s é unanimidade, muitos o consideram o melhor whisky já produzido no mundo , preferido de 9 entre 10 roqueiros ,principalmente na geração mais furiosa do rock ,é quase um símbolo de status e estileira rock’n’roll.

Caminhou junto fora dos holofotes nos bastidores, hotéis e bares enlouquecidos em todos os momentos que marcaram o velho chavão “sexo, drogas e rock’ n roll”.

Também pode se dizer tranquilamente que Jack Daniel’s é sinônimo de bom gosto para quem aprecia um bom destilado, porque somente um entendido no assunto saber reconhecer a diferença de seu sabor e o prazer de seu efeito quando moderadamente apreciado.

A História de Jack Daniel , seu criador é fantástica, porque ele assumiu o controle do que seria uma marca famosa mundialmente no passar dos anos, com apenas 13 anos de idade e muita obstinação.

Como a Monotongo é cultura e o Jack Daniel’s faz parte da cultura mundial, nada mais perfeito do que narrar a trajetória dessa marca para que você entenda como nasceu e prosperou o whisky mais velho e mais Cult do mundo.

O COMEÇO DE TUDO EM 1846

“Jack” sempre foi o apelido de Jasper Newton Daniel, nascido em Lynchburg no Tenesse em 5 de Setembro de 1846,o caçula entre uma família de 10 irmãos.

O menino nunca chegou a ter uma convivência perfeita com sua família, sua mãe veio a falecer quando ainda era um bebê e seu pai casou-se novamente alguns anos depois, Jack nunca aceitou o gênio de sua madrasta, tornando-se um garoto problema para a família, o que fez com que aos 6 anos de idade passasse a morar na casa de seu tio.

Ainda garoto veio a conhecer a pessoa que mudaria os rumos de sua vida, o pastor Luterano Dan Call, Dan era proprietário de um armazém e também de uma pequena destilaria da qual Jack havia se encantado.

Jack começou trabalhando com Dan em seu armazém, mas nunca escondia a vontade de trabalhar na destilaria de seu patrão, Dan acabou prometendo a Jack que ele poderia visitar a “casa” quando quisesse e que ainda lhe ensinaria como produzir o melhor whisky do mundo.

Quando a guerra chegou ao condado de Lincoln, nas colinas de Moore County, em 1861, Jack ainda tinha muito pouca idade para servir e seu patrão decidiu abrigá-lo de maneira mais segura como aprendiz em sua destilaria ensinando ao garoto o método “Sour Mash”(Mash significa a mistura de 70% de milho com trigo ou centeio e malte de cevada e Sour é processo de fermentação para assegurar a consistência de Ph) e aperfeiçoando o método exclusivo chamado de “ processo de Lincoln County”.

Em 1863, o pastor acabou pressionado por sua esposa e toda sua congregação devido a seu envolvimento com a fabrica de um produto que produzia tantos males, o álcool e o colocaram na parede entre seguir seu caminho como fabricante ou continuar sendo ministro de sua congregação luterana, foi quando o pastor decidiu vender sua fabrica para seu aprendiz Jack Daniel, que tinha apenas 13 anos de idade na época.

A FONTE DOURADA DE JACK DANIEL

Com a fabrica sob seu comando Jack logo descobriu que havia um local próximo de Lynchburg que oferecia as condições climáticas e naturais perfeitas para a fabricação de sua bebida, garantindo á ela uma qualidade ainda melhor, o local possuía uma caverna de pedras calcarias da qual vertiam água de uma pureza inquestionável e ele também levava em consideração tratar-se de terras abundantemente carregadas de arvores de frutas doces, para começar uma nova e mais arrojada etapa em seu negócio o local era perfeito.

A crise entre os estados americanos na época acabou sendo uma pedra no sapato de Jack Daniel, percebeu que o governo federal logo passaria a tributar seu produto se continuasse clandestinamente e aos 16 anos foi a primeira destilaria a ser registrada nos Estados Unidos.

A formula usada no feitio de Jack Daniel’s tornou a bebida cada vez mais apreciada , um processo baseado na lenta filtragem do whisky através do carvão produzido pela arvore de bordo de açúcar e naturalmente a água de nascente pura da fonte de calcário, um processo de fermentação natural e sem aditivos químicos.

Em 1904 Jack entrou com seu produto no festival de St Louis World competindo com as mais velhas e mais tradicionais marcas da Europa e acabou levando medalha de melhor whisky do mundo.

Em 1905 ganhou o premio de prestígio na Bélgica e a essa altura já possuía cliente em todo o mundo. O Whsiky Jack Daniel’s conquistava sua fama.

Jack continuou a tornar seus negócios cada vez mais lucrativos e expandiu violentamente até que em um acidente banal seu destino mudou.

A MORTE INUSITADA DE JACK DANIEL

Tentando abrir um cofre que havia emperrado Jack chutou o objeto de metal com violência esmagando um de seus dedos , a ferida não curou direito e o ferimento gangrenou ,a saúde de Jack piorou até que veio a falecer em 1911, apos 6 anos doente .

O PRIMEIRO HERDEIRO

Jack nunca se casou ,quem herdou sua destilaria foi seu sobrinho Lem Motlow , a empresa continuou se expandindo e passada a seus filhos até ser vendida em 1956, mesmo assim a família Motlow ainda é proprietária da maioria da empresa e continua a operar dentro dela criando um grupo chamado Brown-forman corporation.

PROCESSOS E CURIOSIDADES SOBRE TODAS AS ÉPOCAS

O Whisky Jack Daniel’s é classificado como Tennesse Whiskey por seu formato de destilação diferente, também chamado de Old No 7, não pode ser chamado de Bourbon por que os Bourbons são apenas os produzidos no estado de Kentucky sob um processo diferenciado.

Muitos fatores tornam o sabor da bebida diferente a começar pela água isenta de ferro, o delicado processo de destilação, elaboração e amadurecimento somados ás condições climática do Tennesse que equilibram-se muito bem entre o inverno e o verão causando uma grande interação entre a bebida e o barril, o que lhe confere um sabor e cor mais amadeirado, não é um whisky que passa pelo processo de envelhecimento, mas sim de amadurecimento inteiramente ligado ao clima da região.

Esse amadurecimento ocorre em barris novos de carvalho e utilizados de uma só vez, é a experimentação que atesta quando ele atingiu seu ponto Maximo de qualidade, o sabor e a cor tradicional da bebida.

Jack comprou a destilaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com