TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jantar Dos Filósofos Com Semáforo

Trabalho Escolar: Jantar Dos Filósofos Com Semáforo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 2

Esse é o primeiro de uma seqüencia de vários posts relacionados com um trabalho da matéria CES-33 (Sistemas Operacionais), ministrada pelo professor Yano do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Esses posts tratarão de problemas envolvendo diversos conceitos relacionados com sistemas operacionais, tais como processos, threads e pipes.

O problema do jantar dos filósofos foi proposto e resolvido por Dijkstra em 1965:

Cinco filósofos estão sentados em volta de uma mesa circular, cada um deles possui em sua frente um prato de espaguete. O espaguete é tão escorregadio que é necessário a utilização de dois garfos para comê-lo. Entre cada dois pratos existe apenas um garfo.

Cada filósofo divide seu tempo entre duas atividades, comer e pensar. Quando um filósofo está faminto, ele tenta pegar os dois garfos vizinhos ao seu prato para comer o espaguete, se conseguir fazê-lo ele come, recoloca os garfos na mesa e volta a pensar.

Fiquei devendo este projeto, o qual lamentavelmente alguns colegas de classe, possivelmente precisarão usá-lo, estou falando daqueles que estão de DP.

É o exercício dos filósofos utilizando semáforos (semaphore), em java. O problema é o seguinte, imagine uma mesa redonda, assim como a távora redonda, com cinco assentos para cinco filósofos, cada um sentado na sua respectiva cadeira, e sobre a mesa existem cinco talheres, cada filósofo tem o seu próprio talher, porém para realizar a refeição será necessário 2 talheres para cada filósofo. Conclusão, apenas 2 filósofos se alimentam a um período qualquer, se um filósofo estiver se alimentando, logo seu vizinho, da direita ou da esquerda, ficará aguardando seu vizinho terminar, o filósofo não pode guardar um talher e também só pode pegar os talheres dos vizinhos mais próximos, e todos precisam comer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com