TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Java 3D

Artigo: Java 3D. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

2. HISTÓRICO

2.1 JAVA 3D

Java 3D é uma API 2D e 3D e foi construída tendo como base o OpenGL, no ano de 1997 com a diferença de que a estrutura de grafo de cena traz às aplicações o paradigma da POO. Diferentemente da JOGL que apenas expõe os métodos do OpenGL por meio de chamadas a funções nativas (JNI), o Java 3D tem a preocupação de possibilitar a utilização de conceitos da POO, como o Polimorfismo, para a criação da aplicações em ambientes tridimensionais.

O grafo de cena é estruturado como uma árvore contendo vários elementos que ditam o modo como a cena será construída e exibida, além de comportamentos que poderão ser observados ao longo do tempo (como animações, respostas a interação do usuário, colisões, etc).

3. UTILIZAÇÃO

Java 3D serve para a criação da parte gráfica facilitando a criação de jogos e similares.

4. VANTAGENS E DESVANTAGENS

4.1. Java3D Vantagens

• Árvore de renderização, que dá ao desenvolvedor uma estrutura de nós para posicionar os elementos (câmera, luz, objetos, elementos de transformações e movimentos...), obrigando-o a desenvolver de forma organizada desde o princípio o que acaba facilitando muito o desenvolvimento

• Facilidade no desenvolvimento de jogos e objetos em 3D.

• Compayibilidade em as plataformas Windows, Linux e MacOS, devido Java virtual machine (JVM)

4.2. Java3D Devantagens

• Perda de desimpenho por está rodando em cima da JVM.

• Algumas bibliotecas não são multi-plataforma.

• Menor seguranção, pois descompilar um código Java é muito mais fácil do que decompilar o mesmo código escrito em C++.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Java 3D Além de ter licença aberta trabalha com funções nativas é se preocupa diretamente com a utilização dos conceitos da linguagem orientado objeto.

Contem uma arvore de renderização que facilita a usabilidade e a visualização do desenvolvedor com uma estrutura de nós que supre a necessidade de posicionamento dos elementos (Como Câmera, Luz, objetos e etc.) oque de certa forma facilita e muito o desenvolvimento.

Um grande problema na utilização de java 3D é a perda do desempenho pois roda em JVM (Java Virtual machine), nem todas as bibliotecas são multi-plataforma e não Oferece uma segurança muito grande pois é fácil decompila-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com