TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Java

Ensaios: Trabalho De Java. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 4

ETA- Estação de Tratamento de Agua

Estação de tratamento de água ou também abreviado como ETA é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população. A captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.

Processo de tratamento da água(exemplo do órgão Saema):

O tratamento da água consiste em seis etapas, que são feitas por químicos, biólogos, entre outros profissionais de áreas laboratoriais. Estas seis etapas são:

1. Captação: a chegada da água no Saema. A água é captada através de bombeamento. Nesta etapa é importante a velocidade de chegada da água, pois assim fica mais fácil a mistura de produtos adicionados na água em seu tratamento.

2. Coagulação e Floculação: a água que chega pode conter muitas impurezas que estão dispersas, então o coagulante vai servir para unir estas impurezas e facilitar sua remoção. A floculação irá agitar a água facilitando a união destas partículas.

3. Decantação: nesta etapa a água passa lentamente pelos decantadores, permanecendo assim de duas a três horas. Este processo facilita que os flocos de impurezas afundem por gravidade, preparando assim a água sobrenadante para filtração.

4. Filtração: após passar pelos decantadores a água vai para os filtros, onde são retidas as impurezas que permaneceram na água durante o processo de decantação. Estes filtros são constituídos por camadas de carvão ativado (retira o odor e sabor de substâncias químicas utilizadas), areia (que filtra as impurezas restantes) e cascalho (que tem a função de sustentação da areia e o carvão).

5. Fluoretação, Correção de pH, Ortopolifosfato de Sódio: depois de passar pelos filtros a água está potável, então é adicionado o flúor para evitar a ploriferação de cáries. Se necessário é adicionado mais cal hidratado para correção do pH. O Ortopolifosfato de Sódio é adicionado para proteger a tubulação contra a corrosão e oxidação.

6. Armazenamento: a água está pronta para o consumo, então permanece armazenada em reservatórios fechados e impermeabilizados, evitando assim que impurezas entrem em contato. Após este processo a água será distribuída para toda população de Araras.

ETE - Estação de Tratamento de Esgoto

Estação de Tratamento de Esgoto, é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

As Fases do Tratamento:

Pré – tratamento:

Gradeamento: O sistema de gradeamento é composto por 2 grades mecanizadas do tipo cremalheira;

Desarenação: O desarenador é do tipo gravimétrico com remoção de areia por processo mecânico, utilizando caçamba do tipo clamshell e operada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com