TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Java E C#

Artigo: Java E C#. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

O Java e o CSharp (C#) compartilham varias características, são linguagens, que de certo modo descendente do C e C++. As duas linguagens são linguagem orientada a objetos (OOP) e possuem muitas semelhanças:

-Boa parte da sintaxe de ambas as linguagens foi inspirada no C/C++, especialmente declaração de variáveis, funções e estruturas de controle.

-Ambas as linguagens suportam conceitos de programação orientada a objetos com a palavra reservada class.

-Todas as atribuições têm os tipos validados. Os “casts” são sempre verificados em tempo de execução. Não é possível violar o sistema de tipos.

-Ambas as linguagens usam o padrão Unicode para representar caracteres e strings.

-Em Java, as bibliotecas (classes) são importadas através da instrução import, que se situa abaixo da declaração do pacote ao qual a classe pertence. Já o C# oferece este recurso de outra forma, as classes são importadas através da instruçãousing e se encontram antes da declaração do namespace, pois em C#, a classe é delimitada pelo namespace a que pertence.

-Em Java, um arquivo pode ter várias classes, porém apenas uma delas pode ser pública, as demais terão seu acesso livre a todas as classes do mesmo pacote. Em C#, um arquivo pode ter várias classes também, porém, sem um numero indefinido de classes públicas, e as classes que não possuírem um modificador de acesso, são por default internal.

-Uma característica oferecida por C# e que não existe em Java é o conceito de partial class (classes parciais). Uma classe parcial pode ser visualizada como uma classe que possui sua implementação distribuída em mais de um arquivo

-Em Java é possível alocar várias classes a um mesmo package, porém, como dito anteriormente, em arquivos separados se forem públicas. Em C#, uma classe pode ser declarada dentro de um namespace, em um único arquivo, Desta forma, dentro deste namespace, várias classes públicas também podem ser criadas.

- Package na linguagem Java é uma forma de organizar as classes de forma que a estrutura passe a responsabilidade de cada conjunto de classe. Já na linguagem C# o Namespace é usado para organizar programas, tanto como um sistema de organização "interna" para um programa, e como um sistema de organização "externa"

- O C# implementa características interessantes do C++ que foram removidas no Java, como passagem de parâmetros por referência, enum, struct, sobrecarga de operadores, operadores de conversão e compilação condicional;

- As duas linguagens possuem tipos de dados diferentes

JAVA:

boolean

byte

char

short, int, long

float, double

C#:

bool

byte, sbyte

char

short, ushort, int, uint, long, ulong

float, double, decimal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com