TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Java J2ME

Monografias: Java J2ME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A plataforma J2ME é encontrada em diversos dispositivos que utilizamos no nosso dia a dia, dispositivos com diferentes finalidades características que são acomodados por essa plataforma.

Para deixar a plataforma mais simples e flexível, os criadores do J2ME introduziam a noção de Configurações e Perfis.

Uma configuração define um conjunto de classes java básicas e uma JVM relacionada e, atualmente existem duas configurações na plataforma J2ME: a CDC e CLD, que são independentes.

Já os Perfis, que nada mais são do quê uma extensão de uma configuração, fornecem bibliotecas para um desenvolvedor escrever aplicativos para um tipo particular de dispositivo. Ambas as Configurações possuem seus perfis e o mais conhecido deles é o MIPD (Mobile Information Device Profile).

JAVA 2 MICRO EDITION - J2ME

Será apresentado um estudo sobre J2ME. Isto inclui definições da plataforma; ambiente de desenvolvimento; etapas para o desenvolvimento partindo da criação do projeto à implantação no dispositivo celular.

DEFINIÇÃO

A Sun Microsystems definiu uma tecnologia que permite a criação de aplicações Java para serem executadas em pequenos dispositivos. A falta de configuração uniforme de hardware entre os dispositivos tais como telefones celulares, pagers, PDAs, set-top boxes, terminais de ponto de venda, etc, trouxe desafios para a Java Community Process (JCP), que é responsável por desenvolver padrões para o J2ME. Para isso, foi desenvolvido a KVM, a nova tecnologia de máquina virtual Java da Sun, projetada para dispositivos com valor mínimo de memória disponível de aproximadamente 128K, processadores de 16 ou 32 bits e, pela necessidade de ser compacta, possui um tamanho de 40 a 80 Kbytes (MICROSYSTEMS, 2000). A definição de J2ME, segundo Microsystems (2008a), é “um grupo de especificações e tec nologias que define a plataforma Java para dispositivos móveis. Está dividido em configurações e perfis, especificações que descrevem um ambiente Java para uma determinada classe de dispositivos”. Para permitir a utilização da mesma plataforma em diferentes dispositivos, a J2ME foi organizada em camadas (JOHNSON, 2007). A figura a seguir mostra as camadas da arquitetura J2ME.

Figura : Camadas da arquitetura J2ME Fonte: Adaptado de Johnson (2007)

A primeira camada é a KVM, destinada a família de dispositivos dos telefones celulares. Acima da camada de máquina virtual é definida a camada de configuração. Uma configuração define um conjunto de funcionalidades básicas e capacidade do hardware para determinadas categorias de dispositivos. Cada configuração fornece diversas classes, bibliotecas e APIs. Por fim, a última camada refere-se aos perfis - consiste de classes Java que permitem aplicação de recursos e especificações necessárias para desenvolvimento de aplicações para uma família específica de dispositivos.

CONFIGURAÇÕES

Uma configuração define um conjunto mínimo de características e bibliotecas que a máquina virtual pode suportar. O objetivo das configurações é definir um padrão de ambiente de execução de programas para uma determinada categoria de dispositivos, de acordo com a capacidade do hardware. Dessa forma um programa deverá ser compatível entre dispositivos de mesma categoria (JOHNSON, 2007). As tecnologia J2ME possui 2 configurações disponíveis:

a) Connected Device Configuration (CDC): Foi projetado para dispositivos com maior capacidade computacional, e por esse motivo, suporta todos os recursos da linguagem Java. Exemplos de dispositivos são set-top boxes, sistemas de navegação de automóveis e PDA’s. Esses dispositivos devem ter, no mínimo, processadores de 32-Bit, 2.5 MB de Read-Only Memory (ROM) e 2 MB de Random Access Memory (RAM) (JOHN- SON, 2007). Conectividade com algum tipo de rede e diferentes graus de sofisticação de interface de usuário também são características dessa configuração;

b) Connected, Limited Device Configuration (CLDC): Define uma plataforma padrão para dispositivos pequenos, com baixa capacidade de recursos, que possuem características como: pelo menos 160 KB de memória total disponível para a plataforma Java; processador de 16 ou 32 bits com velocidade de 8 a 32 MHz; conectividade a algum tipo de rede, possivelmente com largura de banda limitada a 9600 bps ou menos; fabricação em grande quantidade (geralmente milhões de unidades); nenhuma ou baixo grau de sofisticação de interface de usuário (COURTNEY, 2006a). Telefones celulares, pagers, assistentes digitais pessoais são alguns dos dispo- sitivos que podem ser suportados por esta especificação de configuração. As classes da CLDC estão contidas nos pacotes mostrados na tabela a seguir.

PERFIS

Perfis são mais específicos que configurações. Um perfil é uma extensão da configuração e oferece APIs específicas, como interface de usuário, armazenamento persistente, etc (LI; KNUDSEN, 2005). Essas bibliotecas são relacionadas ao tipo de dispositivo, fazendo com que um perfil esteja relacionado a apenas uma configuração.

Consumidores preferem os dispositivos que desempenham funções específicas e que não sejam incluídos custos adicionais para características desnecessárias. Assim, a tecnologia J2ME prevê o conceito de perfil para tornar possível definir plataformas Java específicas para um determinado segmento de mercado ou categoria de dispositivo. Aplicações são desenvolvidas para um perfil específico, devendo usar apenas os recursos definidos por esse perfil (MICROSYSTEMS, 2000). Isso facilita a portabilidade da aplicação entre os dispositivos caso contenha apenas os recursos padrões da plataforma. Muitos fabricantes desenvolvem bibliotecas proprietárias para manipulação de características específicas de seus dispositivos. Nesse caso, a aplicação não funcionará em dispositivos de outro fabricante. Segundo Ortiz (2007), há seis perfis, três baseados na CLDC e três na CDC. Os três perfis baseados na configuração CLDC são:

a) Mobile Information Device Profile (MIDP),

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com