TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JavaScript

Resenha: JavaScript. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

À medida que o JavaScript se afasta mais e mais do playground de linguagem de programação que costumava ser, e é cada vez mais utilizado como núcleo para aplicações em larga escala, gerenciar o código começa a ficar extremamente difícil. Dividir o código em vários arquivos ajuda, embora também adicione mais complexidade de uma maneira diferente. Uma forma de combater essa nova complexidade é com as bibliotecas de gerenciamento de dependência, mas qual é a certa para você?

Script loading vs dependency management

As duas bibliotecas mencionadas no título - $script.js e RequireJS - não são tecnicamente classificadas da mesma forma, porque, embora façam coisas semelhantes, elas possuem ênfases diferentes. $script.js é um carregador de script com gerenciamento de dependência, enquanto que o gerenciamento de dependência de RequireJS é muito mais poderoso e mais parecido com o que você usaria para importar classes em linguagens compiladas como Java. Você verá o que quero dizer em breve.

$script.js

Esta prática biblioteca foi criada por Dustin Diaz e Thornton Jacob e está hospedada no Github. É onde você vai encontrar a documentação sobre como usá-la, mas ainda vou mostrá-la um pouco aqui para dar uma ideia de como ela funciona.

Primeiro, vamos falar sobre o uso mais básico: o carregamento de um script.

$script('jquery.js');

Isso carrega jquery.js de forma assíncrona para a página. Porém não é mais útil do que apenas usar uma tag script normal. É ligeiramente menor, mas, uma vez que é carregado de forma assíncrona, o código logo após essa linha será executado antes que jquery.js seja carregada. Então também daremos a ela uma função callback que é executada após jquery.js ser carregada.

$script('jquery.js', function() {

// do stuff with jQuery.

});

Agora, uma vez que jquery.js for carregado e executado, teremos a certeza de que podemos acessar os objetos e as funções que ela define. Há muito mais que você pode fazer com $script.js - incluindo dependências nomeadas -, mas isso lhe dá a essência de como usá-la. Com isso, definimos com sucesso uma dependência e garantimos que ela mesma seria carregada e executada antes que tentássemos usá-la. Utilizar algo como isso nos permite precisar usar somente duas tags script em nosso HTML (uma para carregar $script.js e outra para carregar o aplicativo principal). O resto dos scripts dos quais dependemos pode ser gerenciado com $script.js.

RequireJS

RequireJS é um projeto muito maior, com um projeto no Github e um site próprio. Você encontrará a documentação para RequireJS no segundo link, mas se quiser ler um pouco de história e uma introdução mais completa à RequireJS, você pode ler este artigo no Adobe Developer Connection.

RequireJS pode ser usado quase exatamente como $script.js para carregar arquivos javascript simples, mas é muito mais poderoso do que isso. Você pode definir os módulos, e então carregar as dependências deles sem expô-los globalmente, de modo que cada bit do seu código possa estar seguro em relação a scripts de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com