TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idioma Javascript

Seminário: Idioma Javascript. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Linguagem JavaScript

A linguagem JavaScript é uma linguagem de script para utilizarmos na WEB. Entre outros recursos ela nos permite validar os dados de nossos formulários, como por exemplo, verificar se o dígito confere com um RG informado pelo usuário, enviar os dados do formulário para um servidor web, etc.

Outro ponto interessante para já destacarmos é que a utilização da linguagem JavaScript se dará dentro de um documento HTML entre as tags <script> e </script>, há situações também em que a utilização é feita através de eventos que ocorrem em nossa página, como por exemplo, quando o usuário clicar sobre um botão.

Cabe destacar ainda que a linguagem JavaScript tem algumas semelhanças com a Linguagem de programação Java e C, porém são muito diferentes. Entre as semelhanças citamos que ela é CASE SENSITIVE isto quer dizer que ela diferencia maiúsculas e minúsculas, então desde já fica o alerta cuidado com o uso de letras Maiúsculas e Minúsculas pois Uniban é totalmente diferente de UNIBAN quando analisada pela linguagem.

JavaScript e seu Histórico

O histórico e características abaixo são uma compilação do material encontrado nos sites do w3schools e do wikipedia. Recomendo estes para leitura complementar.

JavaScript é uma linguagem de script que segundo o W3Schools pode ser tomada como uma leve linguagem de programação leve (light). Ela é uma implementação do padrão de linguagem ECMAScript. Podemos dizer que é atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++.

Segundo o Wikipedia, JavaScript foi originalmente desenvolvido por Brendan Eich da Netscape sob o nome original de Mocha, posteriormente teve seu nome mudado para LiveScript e por fim, após a associação com a SUN passou a se chamar JavaScript.

Em novembro de 1996 a Netscape anunciou que tinha submetido JavaScript para ECMA (European Computer Manufacturers Association) internacional como candidato a padrão industrial e o trabalho subseqüente resultou na versão padronizada chamada ECMAScript que é o nome oficialmente padronizado junto a ISO do JavaScript.

Características da Linguagem JavaScript

Reage a eventos

O JavaScript pode executar um conjunto de ações quando um evento acontece, como por exemplo exibir uma mensagem de Boas-Vindas ao usuário assim que ocorra o evento de carregamento da página HTML(como veremos logo abaixo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com