TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jequiti - analise de porter

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

JEQUITI

São Paulo, abril de 15


Caroline Dutra Pereira

Mariana

Stefani

JEQUITI

Trabalho apresentado como recurso avaliativo da  disciplina de Estratégia e Organizações ministrada .........


Sumário

Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de compreender o mercado de venda direta no Brasil, especificamente o da marca Jequiti, que é uma empresa de cosméticos pertencente ao Grupo Silvio Santos, que atrelada a estratégia marketing da marca pelo canal de comunicação televisiva vem fazendo da Jequiti uma das maiores empresas de venda direta no Brasil em um curto espaço de tempo.

Primeiramente será apresentado o surgimento da marca a partir do mercado de cosméticos no Brasil, sendo sua consolidação no mercado relatada com base no relatório de anual de 2009, que é o último documento sobre a marca divulgado na internet pelo Grupo Silvio Santos.

Depois será abordado a metodologia e o segmento de cosméticos no Brasil, analisado a partir dos dados da ABIHPEC [1] baseado no panorama do setor em 2014, que servirá para as análises a serem no decorrer deste trabalho.

Por fim será abordado o estudo de caso sobre o rápido crescimento da marca através do marketing, e o rápido aumento das suas consultoras Jequiti no país, demonstrado a partir do modelo de vendas dos produtos oferecidos por meio de propagandas de celebridades nacionais e internacionais.

2 JEQUITI

2.1 SURGIMENTO DA MARCA JEQUITI

O Brasil é o terceiro maior mercado de cosmésticos do mundo. As vendas no setor crescem mais de 10% ao ano, sem sofrer com as flutuações econômicas. Em 2009 a indústria bateu o recorde com um crescimento de 14,7% e receita de R$ 24,97 bilhões de reais, chegando seu faturamento em 38 bilhões em 2013, segundo a Abihpec.

O aumento da renda e ascensão social da população basileira para a classe média está vinculada ao crescimento do setor. O aumento de renda por si só não é um fator tão importante se não estivesse ligado ao crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho. O que fez o setor lançar mais produtos atendendo cada vez mais as necessidades do mercado.

Em 2006 o Grupo Silvio Santos vendo a oportunidade de negócio em um segmento de forte crescimento no Brasil e com baixas ocilações econômicas, criou a SS Cosméticos, que iniciou venda direta ao consulmidor através da compra da marca Hydrogen de xampus e condicionador para cabelos infantins. Não demorou muito para criar uma marca que originasse da SS Cosmésticos de venda porta a porta, da qual o nome nasceria de uma árvore brasileira Jequitibar. Nascia então a Jequiti, uma das 3 maiores marcas de venda direta no país.

Com a crise em 2010 do Grupo Silvio Santos e com a venda do controle do Banco PanAmericano para a BTG, que antes ocupava o lugar da Jequiti em importância, recebe-se uma oferta de 1 bilhão da Coty Cosméticos, interessada em assumir o controle da marca, que naquele momento já havia sido avaliada em 2,5 bilhões.

A oferta recebida pela Jequiti, fez com que fosse cancelado o contrato com o banco Barclays que buscava compradores. E em 2012 Silvio destinou 150 milhões à Jequiti, resolvendo os problemas financeiros de curto prazo. Em 2014 a Jequiti se tornou a 2ª maior fonte de receita do Grupo Silvio Santos, com vendas em cerca de 450 milhões, comparado com o ano anterior o crescimento foi de 20%, com 210 mil consultoras presentes em 96% do território brasileiro.

2.2 JEQUITI – BASEADO NO RELATÓRIO ANUAL DE 2009

Os produtos da marca Jequiti são oferecidos em catálogo, em sistema de venda direta, mais conhecida como porta em porta (door-or-door). Em apenas três anos de operação, a Jequiti já contava com mais de 118 mil consultoras, número este que algumas empresas levaram 20 anos para alcançar. Em 2009, a rede de consultoras Jequiti apresentou crescimento de 236%, contra 12% do setor, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd).

[pic 1]

(*) * Número de consultoras cadastradas (pelo menos um pedido a cada seis ciclos)

Gráfico 2 – Crescimento do canal de vendas porta em porta

Fonte: Relatório Anual GSS – 2009 (Adaptado pelo autor)

Em consequência do aumento do canal de venda, o número de pedidos também aumentou em 335%: em 2009 foram separados foram separados 730.434 pedidos, contra 218.019 em 2008. O faturamento foi 191% comparado ao ano anterior, que fez da Jequiti uma das empresas mais lucrativa e competitiva do setor. Conforme a pesquisa do Euromonitor, movimentou, em 2009, cerca de US$ 28,4 bilhões e já é o terceiro maior do mundo.

[pic 2]

Gráfico 3 – Crescimento de pedidos anualmente.

Fonte: Relatório Anual GSS – 2009 (Adaptado pelo autor)

É característica do canal direto o grande número de novidades a cada ciclo de vendas. Em 2009, houve um aumento do portfólio, em média, oito lançamentos por ciclo. Assim, no final do ano a Jequiti contava com 384 produtos, e no final de abril de 2009 entrou para o segmento de não cosméticos com a Vila Jequiti.

Vila Jequiti é uma extensão da marca Jequiti para produtos não cosméticos. A unidade de negócio foi lançada, e em dezembro já havia 185 itens em seu portfólio. A ótima aceitação do público, justificou o desenvolvimento de um catálogo exclusivo para os produtos da linha.

[pic 3]

Gráfico 4 – Crescimento do Portfólio de Produtos.

Fonte: Relatório Anual GSS – 2009 (Adaptado pelo autor)

2.2.1 marketing

O SBT que faz parte do Grupo Silvio Santos, faz com que a performance da marca e suas consultoras aumente através da divulgação da marca em seu canal televisivo.

  • Roda Roda Jequiti é um programa semanal exibido aos sábados e reprisado aos domingos, apresentado pelo Silvio Santos, com objetivo de atrair novas consultoras e consolidar a marca. O rápido crescimento da Jequiti está associado a sua divulgação pelo SBT. O programa sorteia duas casas e barras de ouro semanalmente para consumidores e consultoras Jequiti, além do sorteio de dois carros ao mês.
  • Ganhe mais dinheiro com Jequiti é um programa que ajuda qualificar as vendas com dicas dos produtos, estreado em junho de 2009.

2.2.2 logística

Utiliza o sistema picking, que é a separação e preparação dos pedidos pelo pedido do cliente, tem como objetivo reduzir o ciclo de tempo de um pedido, e o custo mão- de-obra no armazém. Este sistema vem sendo utilizado por muitas empresas deste segmento, um grande exemplo é a Natura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (273.1 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com